Folha de S. Paulo


Presidente do Senado diz que STF ganha com indicação de Barroso

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), elogiou nesta quinta-feira (23) a escolha do advogado constitucionalista e procurador do Estado do Rio Luís Roberto Barroso, 55, para o Supremo Tribunal Federal.

Renan disse que o Brasil e o Supremo ganham com a indicação de um nome muito "respeitado".

Escolhido como ministro do STF defendeu causa gay e pesquisa com células-tronco
Dilma escolhe o advogado Luís Roberto Barroso para o Supremo

"É uma indicação muito boa, um nome muito respeitado, um dos maiores constitucionalistas do Brasil. Eu acho que ganha o Brasil e ganha também o STF", afirmou.

O Senado tem que aprovar o nome do indicado para que ele assuma a cadeira de Ayres Britto, que deixou o tribunal há mais de seis meses.

Lula Marques - 9.set.2009/Folhapress
Advogado Luís Roberto Barroso defende no plenário do Supremo o italiano Cesare Battisti no processo sobre extradição
Advogado Luís Roberto Barroso defende no plenário do Supremo o italiano Cesare Battisti no processo sobre extradição

Ainda não há data para que Barroso seja sabatinado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Depois da sabatina, seu nome tem que ser aprovado pela comissão e plenário do Senado.

Ex-procurador de Justiça, o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que os senadores vão sabatiná-lo com o rigor necessário, sem a "chancela" automática do nome escolhido pela presidente Dilma Rousseff.

"É uma excelente escolha, de um grande jurista. Mas o Senado não pode fazer sabatina de afogadilho, só chancelar o nome indicado pela presidente. A sabatina não é fazer festa para elogiar currículo de quem quer que seja", afirmou Taques.

Ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) prometeu celeridade na votação de sua indicação pela Casa.

"A indicação será apreciada rapidamente pelo Senado. É um nome que a presidente Dilma considerou como adequado para a vaga e, pela sua história, sua bagagem e sua posição como constitucionalista, o Senado deverá aprovar seu nome, completando o quórum do STF", afirmou Jucá.

ESCOLHA

O martelo para a indicação de Barroso foi batido na tarde de hoje, depois de reunião no Palácio do Planalto entre Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A presidente deixou a nomeação assinada antes de viajar para a África. Ela vai para o Egito hoje à noite.

Em nota, o Planalto disse que Barroso cumpre os requisitos do cargo. "O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura no país."

A cadeira de Britto estava vaga havia mais de seis meses. Oficialmente, foi o mais longo hiato da história recente da Corte.

A nomeação de Luiz Fux, em março de 2011, até então a mais longa, durou poucos dias a menos. Na época, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou para Dilma a prerrogativa de escolher o sucessor de Eros Grau, que se aposentara em agosto de 2010.

A presidente cercou o processo de escolha de cuidados e se irritou várias vezes ao longo dos meses com o vazamento de notícias sobre candidatos com os quais se reuniu.

Luís Roberto Barroso vinha sendo incluído na lista de cotados para o STF havia vários anos. Um dos motivos é o fato de ser um dos mais conceituados advogados constitucionalistas do país.

Atuou em julgamentos históricos do Supremo, como o que permitiu pesquisas com células-tronco embrionárias e o que decidiu que o terrorista italiano Cesare Battisti deveria ser extraditado. Seu nome contava com a simpatia de vários ministros do STF e do ex-ocupante da cadeira, Ayres Britto.

Recentemente, assinou ações contrárias aos novos critérios de distribuição dos royalties do pré-sal, tema caro aos fluminenses --o Rio é o Estado que mais perdeu com a nova partilha.

Além de seu nome, entre os mais cotados para assumir a vaga estavam o advogado Luiz Fachin e Eugenio Aragão, subprocurador da República.

COMPOSIÇÃO DO SUPREMO

Ministro Idade Posse Indicação
Joaquim Barbosa (presidente) 58 anos 25.jun.2003 Lula
Ricardo Lewandowski (vice-presidente) 65 anos 16.mar.2006 Lula
Celso de Mello 67 anos 17.ago.1989 Sarney
Marco Aurélio 66 anos 13.jun.1990 Collor
Gilmar Mendes 57 anos 20.jun.2002 FHC
Cármen Lúcia 59 anos 21.jun.2006 Lula
Dias Toffoli 45 anos 23.out.2009 Lula
Luiz Fux 60 anos 3.mar.2011 Dilma
Rosa Weber 64 anos 19.dez.2011 Dilma
Teori Zavascki 64 anos 29.nov.2012 Dilma

Endereço da página:

Links no texto: