Folha de S. Paulo


Janaína Pessoa Dias, 30

'Fiquei assustada' com o fim do Bolsa Família; leia depoimento

Empregada doméstica em João Pessoa (PB), Janaína Pessoa Dias, 30, é beneficiária do Bolsa Família desde 2006.

Mãe de uma menina de 12 anos, ela conta como soube do boato sobre o fim do programa e os momentos que se seguiram até o saque do benefício de R$ 102.

"Fiquei assustada", disse Janaína.

*

A seguir, seu depoimento à Folha.

"Estava na casa da minha mãe, por volta das 18h30 do último sábado, quando um vizinho dela recebeu uma ligação contando que aquele era o último dia para receber o benefício do Bolsa Família.

Fui conversar com esse vizinho para pegar mais detalhes sobre o assunto, e ele contou que seu genro estava em uma agência da Caixa, que a fila estava dando voltas no quarteirão e que ninguém do banco estava passando nenhuma informação.

Ele disse que as pessoas estavam comentando que quem não recebesse o benefício naquele dia teria o cadastro cancelado e que só poderia solicitar o novo cadastro daqui há três meses.

Por sorte estava de folga, já que trabalho como empregada doméstica durante os dias de semana.

Fiquei assustada e pedi para minha irmã me levar pra casa, onde pegaria meus documentos e, de lá, iria para a Caixa do bairro.

Aproveitei para ligar para minha cunhada, que também é beneficiária do programa, para que ela também fosse pra agência, isso já às 19h.

Chegamos lá rapidamente porque a agência fica no bairro vizinho e já vimos uma fila enorme, uma aglomeração de gente, estava impossível de chegar lá dentro.

Ninguém tinha informação sobre como proceder, se a informação era mesmo verdadeira, estava uma confusão.

Pra nossa sorte, vimos outra fila menor, em um supermercado próximo à agência e fomos lá perguntar como o pessoal estava fazendo.

Acabamos descobrindo que ali eles também faziam o pagamento do Bolsa Família, e, como já era mesmo o dia de eu receber, fiquei cerca de 30 minutos na fila e consegui fazer o saque dos R$ 102 do meu benefício.

Em seguida, voltei pra casa, às 20h30, mas ainda tinha muita gente na fila do banco quando saímos.

Ninguém ainda havia informado para as pessoas se o pagamento poderia ter sido feito em outro dia ou se aquele realmente era o último para o recebimento."


Endereço da página: