Folha de S. Paulo


Evento vira palanque para Gleisi Hoffmann no Paraná

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) transformou em palanque político um evento organizado ontem pelo Palácio do Planalto no Paraná, onde ela pretende concorrer ao governo pelo PT em 2014.

Gleisi fez o último discurso na abertura do encontro, em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), que contou com 3.000 pessoas, sendo 322 dos 399 prefeitos paranaenses --os demais enviaram representantes.

MP dos Portos precisa ser 'adequada', diz ministra
No Paraná, Richa e Gleisi preparam terreno para 2014

O evento foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência. O apoio dos prefeitos a Gleisi é peça fundamental no xadrez político para impedir uma possível reeleição do governador Beto Richa (PSDB).

A ministra falou por 25 minutos. Enumerou investimentos federais, anunciou novos recursos e foi aplaudida de pé. "Como paranaenses, nos beneficiamos da presença expressiva de programas federais. São projetos realizados nas áreas de energia, habitação, transportes, cidades, saúde, educação", disse.

O Paraná foi o nono Estado a receber o encontro com prefeitos promovido pelo governo federal. Gleisi só esteve no evento de ontem, em seu reduto político.

Antes da abertura, ela negou que sua presença tivesse caráter eleitoral: "Ficaria muito estranho se eu não participasse. Sou ministra de Estado, mas, sobretudo, senadora eleita pelo Paraná".

Oficialmente, o encontro é liderado pela ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais. Ontem, Ideli discursou, mas deixou com Gleisi a prerrogativa de encerrar a cerimônia.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos (PDT), parceiro do governo no evento, afirmou que a ministra era a "embaixadora" dos prefeitos e fez referência a recente visita dela ao interior para entregar 102 retroescavadeiras: "Nunca vi tanto prefeito feliz. Estamos orgulhosos do seu trabalho, ministra".

No discurso de ontem, Gleisi disse que o Planalto investiu R$ 28 bilhões em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná nos últimos três anos e anunciou mais R$ 7,5 bilhões para depois de 2014.

"Só para ter uma ideia, nosso Estado conta hoje com mais de 1.900 empreendimentos do PAC", afirmou.

Ela citou investimentos em 300 creches, 15 aeroportos, recuperação de estradas, 43 mil bolsas do programa Prouni e 170 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida.

"Somos todos paranaenses e brasileiros dispostos a participar da grande mobilização para construir a cada dia um Paraná, um Brasil melhor", disse a ministra.

O vice-governador Flávio Arns (PSDB) representou Beto Richa e fez um discurso rápido, a exemplo do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Após a cerimônia, a ministra passou 15 minutos tirando fotos com prefeitos. Alguns a chamavam de "governadora". Ela sorria.


Endereço da página:

Links no texto: