Folha de S. Paulo


Rio faz campanha de vacinação em rede hoteleira por causa de Jornada da Juventude

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro deu início a uma campanha de vacinação para os 5.000 funcionários da rede hoteleira carioca envolvidos na recepção aos turistas da Jornada Mundial da Juventude, o encontro de jovens católicos que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho na cidade.

Também estão sendo vacinados os 250 médicos e 500 enfermeiros que vão prestar atendimento ao público ao longo da programação, que inclui cerimônias em Copacabana (zona sul) e Guaratiba (zona oeste) com a presença do papa Francisco.

Papa Francisco deve celebrar missa da Jornada em português, diz arcebispo
Prefeitura do Rio quer decretar quatro feriados para visita do papa

"Sabemos de casos de sarampo em alguns países da Europa como Alemanha e Itália. E, por isso, realizamos este tipo de prevenção. É um procedimento necessário antes de grandes eventos como a Jornada", afirmou Maria Cristina Lemos, superintendente de vigilância em saúde da secretaria.

Os profissionais da rede hoteleira vão receber uma vacina tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba. Os médicos e enfermeiros terão outras duas doses adicionais, contra hepatite b e tétano.

"Também estamos tentando promover uma vacinação entre os taxistas", disse Maria Cristina.

A secretaria também encaminhou ao comitê organizador da Jornada uma carta com orientações de vacinação para as famílias que vão receber turistas católicos em suas residências.

"Não temos estrutura para percorrer todas as residências. Por isso, orientamos esses moradores a procurarem os postos de saúde", acrescentou a superintendente.


Endereço da página:

Links no texto: