Folha de S. Paulo


Lula diz que não há distinção entre seu governo e o de Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (17), em Buenos Aires, que não há distinção entre a sua administração e a da presidente Dilma Rousseff.

"O governo da Dilma é o mesmo que o meu. Eu considero que é a mesma coisa", afirmou Lula, ao receber no Congresso argentino sete títulos de doutor "honoris causa" de universidades do país.

Ontem, em um encontro com sindicalistas, Lula já havia procurado demonstrar que a relação com sua sucessora na Presidência não sofreu qualquer abalo. "Entre Dilma e eu não há diferenças e se elas existissem eu me colocaria de lado", afirmou o ex-presidente, de acordo com o relato do jornal "Página 12".

No evento de hoje, Lula disse ter tratado da integração entre o Brasil e a Argentina com a presidente Cristina Kirchner, com quem jantou ontem na Casa Rosada.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com o ex-presidente Lula em encontro na Casa Rosada, em Buenos Aires
Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, com o ex-presidente Lula em almoço na Casa Rosada, em Buenos Aires

"Eu acredito na integração como acredito em Deus. Ontem falei para a Cristina e todos os dias falo com a Dilma que rezo a Deus para que as duas pensem grande", afirmou.

As relações bilaterais entre o Brasil e a Argentina passam por um momento de redução do fluxo comercial entre os dois países, desde que a Argentina passou a adotar barreiras informais às importações, no início do ano passado.

Nos últimos meses, por motivos ligados à conjuntura econômica argentina ou por fatores internos, empresas como a Vale, a Petrobras e a Duratex anunciaram a saída do país ou o corte de investimentos.

Após a homenagem no Congresso, Lula teve um almoço privado e nesta tarde se reunirá com personalidades da cultura argentina, na embaixada brasileira.


Endereço da página: