Folha de S. Paulo


Papa visitará pontos turísticos do Rio; saiba quais

Na viagem que fará ao Rio de Janeiro em julho, o papa Francisco vai passar por alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

No dia 22 de julho, o chefe da Igreja Católica desembarca por volta das 16h no aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), na ilha do Governador (zona norte), para iniciar sua participação na Jornada Mundial da Juventude. A agenda foi divulgada no dia 7 de maio.

Folhacóptero sobrevoa roteiro que papa fará em julho no Brasil
Papa Francisco vai visitar favela na 'faixa de Gaza' carioca

Primeiro compromisso será no Palácio da Guanabara, a sede do governo estadual em Laranjeiras (zona sul).

O papa será recebido pela presidente Dilma Rousseff, pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

O papa ficará hospedado no Palácio Apostólico do Sumaré, onde João Paulo 2 ficou nas visitas que fez ao Brasil em 1980 e 1997.

No dia 24 de julho, antes de participar da jornada, o papa irá de helicóptero para Aparecida (SP), onde vai celebrar uma missa no Santuário Nacional.

No mesmo dia, ele participa da inauguração de um centro para dependentes químicos no hospital São Francisco, na Tijuca (zona norte).

No dia 25 de julho, Francisco vai visitar a comunidade da Varginha, no complexo de Manguinhos (zona norte), onde abençoará os moradores da comunidade conhecida como a "faixa de Gaza" carioca

Ocupada por forças policiais em outubro do ano passado, a área de Manguinhos abrigava até outubro do ano passado a maior cracolândia da cidade.

A escolha de Varginha, uma comunidade situada em um bolsão de pobreza, dentro de um território castigado por confrontos armados, atende a uma orientação do próprio papa Francisco, que determinou a inclusão de encontros com a parcela excluída da população em sua passagem pelo Rio.

No mesmo dia, na praia de Copacabana (zona sul), o papa vai se encontrar, por volta das 18h, pela primeira vez com os participantes da jornada. O ato é um dos considerados centrais da jornada

Em 26 de julho, Francisco inicia seu dia ouvindo a confissão de quatro jovens em um ato que acontecerá na Quinta da Boa Vista. Em seguida, ele tem encontro com jovens presos no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio localizada no bairro da Glória (zona sul).

Na tarde do mesmo dia, acontece a via-crucis na praia de Copacabana. Será o terceiro ato central da jornada com um discurso do papa

No sábado, 27 de julho, o dia de Francisco começa com uma missa na Catedral São Sebastião

Logo após, ele se encontrará com autoridades e empresários no Teatro Municipal (centro).

A partir das 19h30, Francisco estará em Guaratiba, em um local batizado de Campus Fidei (zona oeste). Acontecerá no lugar os dois mais importantes eventos da visita. No domingo, o papa vai anunciar ali o local da próxima jornada.

Ocorre no mesmo dia, um evento no Riocentro no qual vai agradecer os voluntários que trabalharam na jornada.

Por volta das 19h do domingo, ele embarca de volta para Roma. O discurso de despedida acontece no aeroporto do Galeão.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: