Folha de S. Paulo


'O papa pode tudo', disse arcebispo sobre possível quebra de protocolo

"O papa pode tudo". Foi com essa frase que o presidente do Comitê Organizador da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, respondeu sobre a possibilidade de o papa Francisco quebrar protocolos durante sua visita à cidade no final de julho.

Dom Orani disse que o papa tem um roteiro a seguir em cada agenda, que incluirá visita a favela na zona norte e uma peregrinação na praia de Copacabana. "O papa pode resolver sair da agenda e fazer o que ele desejar", disse Orani nesta terça-feira (7), durante apresentação da agenda do papa, no Rio.

Folhacóptero sobrevoa roteiro que papa fará em julho no Brasil
Papa Francisco vai visitar favela na faixa de Gaza carioca
Visita do papa terá superprodução com estações da via-sacra

O arcebispo explicou que os deslocamentos do papa na cidade serão feitos em carros fechados e helicóptero. Os deslocamentos para o chamado Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste do Rio, deverão ocorrer de helicóptero. Já as visitas a áreas mais centrais do Rio, como a praia de Copacabana, será com uma comitiva de carros fechados.

Alessandro di Meo-7.abr.13/Efe
Papa Francisco, acompanhado do cardeal Agostino Vallini, saúda fiéis em cerimônia na Basílica de São João de Latrão em abril
Papa Francisco, acompanhado do cardeal Agostino Vallini, saúda fiéis em cerimônia na Basílica de São João de Latrão em abril

Dom Orani chegou a anunciar que no dia da chegada do papa no Rio, em 22 de julho, o pontífice faria o trajeto da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte, até o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, em Laranjeiras, zona sul, de papamóvel.

A informação, contudo, foi corrigida. O papa irá de carro até uma região central do Rio e a partir dali seguirá para Laranjeiras de papamóvel, onde será recebido pela presidente da República, Dilma Rousseff. O trajeto inicialmente citado por dom Orani demandaria que o papamóvel seguisse pela Linha Vermelha, via expressa que liga a zona norte ao centro e que passa no meio de várias favelas, e atravessasse ainda o túnel Rebouças.

O arcebispo do Rio também não adiantou se o papa móvel a ser utilizado pelo pontífice no Rio será aberto ou fechado. Atualmente, o papa usa no Vaticano um papamóvel aberto. "O modelo de papamóvel que vem é o fechado, mas que dá para ser aberto, dependendo do desejo do papa Francisco", disse.

A informação, contudo, foi corrigida. O papa irá de carro até uma região central do Rio e a partir dali seguirá para Laranjeiras de papa móvel, onde será recebido pela presidente da República, Dilma Rousseff. O trajeto inicialmente citado por Dom Orani demandaria que o papa móvel seguisse pela Linha Vermelha, via expressa que liga a zona norte ao centro e que passa no meio de várias favelas, e atravessasse ainda o túnel Rebouças.

O arcebispo do Rio também não adiantou se o papa móvel a ser utilizado pelo pontífice no Rio será aberto ou fechado. Atualmente, o papa usa no Vaticano um papa móvel aberto. "O modelo de papa móvel que vem é o fechado, mas que dá para ser aberto, dependendo do desejo do papa Francisco", disse.

Editoria de Arte/Folhapress
[ATUALIZADA] AGENDA DO PAPA NO BRASIL

Endereço da página:

Links no texto: