Folha de S. Paulo


Papa Francisco vai se encontrar com menores infratores do Rio

A preocupação da Igreja Católica em dar ênfase aos excluídos durante a Jornada Mundial da Juventude será traduzida, principalmente, em três compromissos durante sua passagem do papa Francisco pelo Rio, em julho: o encontro com cinco menores infratores, a visita a uma favela no subúrbio carioca e a passagem por um hospital com atendimento a viciados.

Segundo divulgou o site do Vaticano na manhã desta terça-feira (7), a audiência dos menores infratores com o papa será no Palácio São Joaquim, a residência oficial do arcebispo do Rio localizada na Glória (zona sul).

Folhacóptero sobrevoa roteiro que papa fará em julho no Brasil
Visita do papa terá superprodução com estações da via-sacra

Também foi confirmada a visita à favela de Varginha, em Manguinhos, região conhecida como reduto do tráfico de drogas, ocupada pela polícia desde o ano passado.

O terceiro endereço na rota dos excluídos é o hospital São Francisco, na Tijuca, (zona norte) que vai inaugurar uma unidade de tratamento a dependentes químicos na véspera da Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho.

O papa vai desembarcar no Rio na tarde de segunda-feira, 22 de julho, no Aeroporto Internacional do Galeão. Com a presença da presidente Dilma Rousseff, a cerimônia de boas-vindas será realizada no Palácio Guanabara, a sede do governo estadual em Laranjeiras (zona sul).

Alessandro di Meo-7.abr.13/Efe
Papa Francisco, acompanhado do cardeal Agostino Vallini, saúda fiéis em cerimônia na Basílica de São João de Latrão em abril
Papa Francisco, acompanhado do cardeal Agostino Vallini, saúda fiéis em cerimônia na Basílica de São João de Latrão em abril

Ele ficará hospedado na residência da arquidiocese no morro do Sumaré. O roteiro ainda prevê um passeio de helicóptero até o santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, uma bênção às bandeiras dos jogos olímpicos do Rio no Palácio da Cidade, em Botafogo (zona sul), e um encontro com autoridades e empresários no Teatro Municipal (centro) do Rio.

No início da manhã de quarta, dia 24, o papa irá a Aparecida, onde celebrará uma missa. Ele será recebido pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo padre Domingos Sávio da Silva. À tarde, o papa retornará ao Rio.

A agenda foi organizada em função dos compromissos oficiais da Jornada Mundial a Juventude com a presença do pontífice: as celebrações em Copacabana, agendadas para quinta-feira (25) e sexta (26), assim como a vigília de orações, no sábado (27), e a missa de encerramento, no domingo (28), ambas em Guaratiba (zona oeste).

Antes de embarcar de volta à Roma, o papa vai se despedir de 15 mil voluntários da Jornada em um encontro no centro de convenções do Riocentro (zona oeste).

Editoria de Arte/Folhapress
[ATUALIZADA] AGENDA DO PAPA NO BRASIL

Endereço da página:

Links no texto: