Folha de S. Paulo


Em vídeo, rei da Noruega diz que visita à Amazônia foi 'maravilhosa'

O rei da Noruega, Harald 5º, disse que foi "maravilhosa" a visita que ele fez à terra indígena ianomâmi, na Amazônia, durante um período de aumento de tensão na área. A afirmação foi feita em um vídeo divulgado pela organização Instituto Socioambiental neste sábado (4).

A missão, no mês passado, não teve caráter oficial, mas demandou atenção da Polícia Federal, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Itamaraty para garantir a segurança do rei.

Rei da Noruega realiza "sonho" e encerra visita controversa à Amazônia
Rei da Noruega faz 'visita-surpresa' a terra indígena conflagrada

A viagem do monarca, de 76 anos, ocorreu poucos dias depois que quatro índios foram mortos e sete ficaram feridos à bala em um conflito entre tribos armadas por garimpeiros em troca de autorizações para lavra ilegal.

O vídeo traz imagens da visita à aldeia ianomâmi Demini, no Amazonas, a cerca de 150 km do local dos conflitos mais recentes em Roraima.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em dispositivos móveis

Na gravação, de cerca de três minutos, o monarca diz que a viagem à floresta é um "sonho antigo". "Eu desejava conhecer a floresta tropical e quando surgiu esta oportunidade eu a agarrei", disse. "Foi uma visita maravilhosa."

Ele também aparece acompanhando índios pela floresta, assistindo-os imitar sons de animais. Harald 5º ainda deu um álbum de fotografia de sua família de presente para um dos ianomâmis.

O rei foi recebido pelo líder ianomâmi Davi Kopenawa, presidente da HAY (Hutukara Associação Yanomami), que tem projetos de educação e saúde financiados pelo governo norueguês.

Ele também esteve acompanhado de membros da Fundação Rainforest da Noruega, que financia projetos com os ianomâmis há mais de uma década, e de um representante do Instituto Socioambiental. A viagem durou quatro dias.


Endereço da página:

Links no texto: