Folha de S. Paulo


Vaticano confirma visita do papa a Aparecida (SP)

O italiano Alberto Gasbarri, executivo responsável pela organização das viagens do papa, confirmou nesta quarta-feira a visita do pontífice a Aparecida (SP), segundo a rádio Vaticano.

Gasbarri está no Brasil para definir os compromissos do líder da Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho. Ele visitou ontem o Santuário Nacional de Aparecida para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do papa Francisco.

Emissário visita hospital no Rio que deve receber o papa
Visita do papa terá superprodução com estações da via-sacra
Antes de visita ao Brasil, papa Francisco vira máscara no Rio

Vincenzo Pinto - 16.set.2010/AFP
Italiano Alberto Gasbarri, emissário do papa
Italiano Alberto Gasbarri, emissário do papa Francisco

Estavam presentes na reunião, entre outros, o arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, o bispo auxiliar, Dom Darci Nicioli, o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude, Dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.

A data e a programação oficial da visita do papa à cidade ainda não foi definida. O programa oficial da viagem do papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio.

Ontem, após visitar Aparecida, Gasbarri também esteve no hospital São Francisco, na Tijuca. O lugar deve receber a visita do pontífice em sua passagem pelo Rio, no mês de julho, durante a Jornada Mundial da Juventude.

O emissário do Vaticano também vai visitar pessoalmente a residência da arquidiocese no Sumaré, onde provavelmente o pontífice vai ficar hospedado.

Um pacote com sugestões de visita foi formulado pelo comitê local e apresentado ao italiano. Fazia parte da lista a igreja da Penha, que não foi selecionada por Gasbarri neste primeiro momento.

Cotado para o encontro do papa com os voluntários, o estádio do Maracanã pode ficar fora da lista. O Riocentro foi lembrado como outra boa opção para o encontro com os colaboradores da JMJ.

A vistoria do executivo inclui ainda as áreas de Copacabana, na zona sul, e Guaratiba, na zona oeste, cenários centrais dos compromissos oficiais da JMJ com a presença de Francisco.

Em nota divulgada ontem pela assessoria da JMJ, Gasbarri falou sobre as alterações no roteiro da jornada:

"Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe: mudou o papa. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade."

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: