Folha de S. Paulo


Emissário visita hospital no Rio que deve receber o papa

O italiano Alberto Gasbarri, executivo responsável pela organização das viagens do papa, visita nesta quarta-feira (24) o hospital São Francisco, na Tijuca.

O lugar deve receber a visita do pontífice em sua passagem pelo Rio, no mês de julho, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Emissário do Vaticano inicia visitas para definir agenda do papa no Rio
Antes de visita ao Brasil, papa Francisco vira máscara no Rio
Organizadores da Jornada Mundial celebram missa em comunidade no Rio

Vincenzo Pinto - 16.set.2010/AFP
Italiano Alberto Gasbarri, emissário do papa
Italiano Alberto Gasbarri, emissário do papa Francisco

Gasbarri será apresentado à unidade para atendimento a dependentes químicos, em construção no hospital São Francisco.

Mais cedo, ainda nesta quarta-feira, o executivo italiano foi ao município de Aparecida (SP) para visitar o santuário que também deve receber a visita do pontífice. Gasbarri desembarcou ontem no Rio para definir os compromissos do papa Francisco na cidade.

Após reuniões com autoridades e representantes da arquidiocese carioca, Gasbarri esteve na base aérea do Galeão e no hotel Golden Tulip, em Copacabana, que vai abrigar alguns jornalistas estrangeiros.

O emissário do Vaticano também vai visitar pessoalmente a residência da arquidiocese no Sumaré, onde provavelmente o pontífice vai ficar hospedado.

Um pacote com sugestões de visita foi formulado pelo comitê local e apresentado ao italiano. Fazia parte da lista a igreja da Penha, que não foi selecionada por Gasbarri neste primeiro momento.

Cotado para o encontro do papa com os voluntários, o estádio do Maracanã pode ficar fora da lista. O Riocentro foi lembrado como outra boa opção para o encontro com os colaboradores da JMJ.

A vistoria do executivo inclui ainda as áreas de Copacabana, na zona sul, e Guaratiba, na zona oeste, cenários centrais dos compromissos oficiais da JMJ com a presença de Francisco.

Em nota divulgada ontem pela assessoria da JMJ, Gasbarri falou sobre as alterações no roteiro da jornada:

"Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe: mudou o papa. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade."


Endereço da página:

Links no texto: