Folha de S. Paulo


Dirigente diz que Mobilização Democrática tem espaço para Marina

O deputado Roberto Freire (SP) afirmou nesta quinta-feira (18) que a Mobilização Democrática, novo partido fruto da fusão do PPS e do PMN, poderá abrigar a ex-senadora Marina Silva se ela desejar.

O partido que está sendo criado por Marina, o Rede Sustentabilidade, pode ser prejudicado caso as novas regras que restringem a transferência do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral na televisão e no rádio sejam aprovadas pelo Congresso.

Após revés na Câmara, partido de Marina obtém na Justiça direito ao CNPJ
Aliado de Campos vai tentar barrar na Justiça projeto sobre partidos
Novo partido pode deflagrar disputa judicial por mandatos
Câmara aprova projeto que inibe a criação de partidos

Mastrangelo Reino - 12.set.2011/Folhapress
Roberto Freire, presidente do PPS
Roberto Freire, presidente do PPS

"Nós oferecemos a ela, já que ela ainda não criou seu partido. Oferecemos aos deputados que estão construindo a Rede que venham para a MD para lutar e, no momento que a Rede Sustentabilidade for criada, eles podem integrar a nova legenda, sem problemas", afirmou Freire, que deverá presidir a nova legenda.

No entanto, o deputado disse que, se Marina optar por integrar a MD, a escolha do nome dela para uma eventual candidatura à Presidência da República teria que ser debatido pela legenda.

"Para disputar a Presidência, não sei. Quem vai decidir é o partido", disse.

Freire disse, que dentro do PPS, a maioria dos parlamentares é a favor da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ao Palácio do Planalto. Mas afirmou que também há alas da sigla favoráveis ao nome do senador tucano Aécio Neves (MG) e da própria Marina Silva.

O deputado afirmou também que seu novo partido já ofereceu apoio a Marina para entrar com ações no Supremo Tribunal Federal para questionar o projeto que inibe novas legendas.

"A última palavra vai ser lá [no STF], eu não tenho nenhuma dúvida", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: