Folha de S. Paulo


PMDB corteja empresários para disputa eleitoral de 2014

Numa articulação comandada pessoalmente pelo vice-presidente Michel Temer, o PMDB corteja empresários para lançá-los na disputa aos governos estaduais e, ao mesmo tempo, assegurar palanques para a presidente Dilma Rousseff em 2014.

Pelo menos dois empresários foram oficialmente convidados para se filiar ao PMDB: José Batista Júnior, acionista do frigorífico JBS-Friboi e dirigente do PSB em Goiás, e Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar e dono da Coteminas, empresa da área têxtil.

Na manhã desta quarta-feira (17), Batista Júnior esteve com Michel Temer e acertou sua filiação ao PMDB, que deve ser formalizada no dia 15 de maio. Batista Júnior já se articulava no PSB para concorrer ao governo de Goiás. Agora, tem a promessa de que será o nome do PMDB na campanha ao governo local.

Além de assegurar apoio para a reeleição de Dilma, a ida do empresário para o PMDB deixa o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), potencial candidato presidencial, sem palanque forte no Centro-Oeste.

O filho de José Alencar ainda não decidiu sobre a filiação ao PMDB, apesar de ter demonstrado interesse em fazer parte da legenda.

Num almoço com Temer em São Paulo há duas semanas, ele pediu tempo. Disse que gostaria de consultar amigos e familiares. Revelou ainda que está sendo cortejado por outras legendas. O PMDB pensa em Josué para concorrer a um cargo por Minas Gerais.

Leticia Moreira/Folhapress
Filho do ex-vice presidente José Alencar, Josué Gomes da Silva
Filho do ex-vice presidente José Alencar, Josué Gomes da Silva

Endereço da página: