Folha de S. Paulo


Barbosa nomeia secretário para cargo em fundo de pensão do Judiciário

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, nomeou o seu secretário de Comunicação, Wellington Geraldo Silva, para presidir o Conselho Deliberativo da Funpresp-Jud, fundo de previdência dos servidores do Poder Judiciário recém-criado.

O Fundo receberá da União um aporte inicial de R$ 25 milhões.

Silva terá como suplente o servidor Amarildo Vieira de Oliveira, servidor da casa e que foi diretor-geral do tribunal na gestão do ministro Carlos Ayres Britto.

As nomeações foram publicadas anteontem no "Diário Oficial" da União. Além do nome deles, também foram publicados os representantes de outros tribunais para formar a composição dos conselhos deliberativo e fiscal do novo fundo.

Silva é amigo de longa data de Barbosa. Jornalista, ele é especializado em marketing e administração. O secretário chegou ao STF no final do ano passado, quando o atual presidente assumiu o posto.

Sua escolha, segundo o STF, se deu pela experiência na área. Antes de chegar ao Supremo, ele foi diretor de marketing da Previ (caixa de previdência dos funcionários do Banco do Brasil), responsável por elaborar campanhas para atrair recursos para o fundo.

Além disso, ainda segundo o tribunal, ele também já fez parte de conselhos de administração de empresas como a Bunge, Vale.com, Randon, Sadia e Inepar.

Caberá ao conselho escolher o diretor-executivo do fundo, o que ainda não ocorreu. A função de presidente do conselho será remunerada. Ele receberá o equivalente a 10% do salário do executivo, cujo valor ainda não foi definido.


Endereço da página: