Folha de S. Paulo


Acórdão do mensalão não está pronto, afirma presidente do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse nesta terça-feira que ainda não decidiu se levará ao plenário da Corte os agravos da defesa de réus condenados no mensalão.

"Não decidi, o acórdão nem está pronto", declarou Barbosa antes de entrar para a sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Advogados do mensalão acusam Barbosa de 'cercear' direito de defesa
PF instaura inquérito para apurar envolvimento de Lula com mensalão
Barbosa nega pedido de Dirceu e diz que ele quer manipular prazos
Saiba quais são as penas de cada réu no julgamento do mensalão

Sergio Lima - 14.nov.2012/Folhapress
O ministro e presidente do STF, Joaquim Barbosa, relator do julgamento do mensalão
O ministro e presidente do STF, Joaquim Barbosa, relator do julgamento do mensalão

De acordo com ele, alguns ministros ainda precisam assinar o acórdão -- a decisão contendo o voto de todos os integrantes do tribunal -- para que seja publicado.

Nos agravos apresentados ao STF, advogados pedem um prazo maior para apresentar recursos contestando a decisão.

Os advogados alegam que, como a previsão é de que o acórdão tenha mais de 10 mil páginas, o prazo regimental de cinco dias para entrar com os embargos seria insuficiente.

Barbosa já negou, sozinho, vários pedidos dos advogados sobre a ampliação dos prazos ou a apresentação antecipada dos votos. A defesa então pediu que o assunto seja analisado pelos 11 ministros que compõem o plenário, mas ainda sem sucesso.

MANIPULAÇÃO DE PRAZOS

Na semana passada, ao negar mais uma vez um pedido da defesa do ex-ministro José Dirceu, Barbosa subiu o tom e afirmou que seus advogados tentam ganhar tempo "indevidamente" por meio de "manipulação de prazo processual legalmente estabelecido".

O caso do mensalão, considerado o maior escândalo político do governo Lula, foi julgado no segundo semestre do ano passado, ao longo de quatro meses e meio. Dos 37 réus do processo, 25 foram condenados.

Só após julgados todos os recursos cabíveis, a decisão sobre o processo do mensalão poderá começar a ser cumprida, como a prisão dos condenados.

###CRÉDITO###


Endereço da página:

Links no texto: