Folha de S. Paulo


Na terra de Aécio, Lula diz que 'mineiros sabem por que vida melhorou'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na tarde desta segunda-feira (15), ao citar investimentos do governo federal em Minas Gerais, que o povo do Estado "sabe mais do que ninguém por que e como sua vida melhorou" na última década.

A declaração acontece em meio à articulação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para se viabilizar como adversário da presidente Dilma Rousseff nas eleições do ano que vem. O tucano governou o Estado de 2003 a 2010. Dilma estará em Belo Horizonte na noite desta terça para participar, com Lula, de seminário sobre os dez anos do PT na Presidência.

Mais cedo, Lula recebeu da Assembleia Legislativa do Estado o título de cidadão honorário de Minas, concedido a pedido do deputado estadual Rogério Correia (PT). Em discurso, disse que o volume de recursos federais aplicados em Minas foi "excepcional" e que obras de infraestrutura e programas sociais contribuíram muito para tornar melhor a vida dos mineiros.

"Não é caso de fazer inventário completo do que o governo federal fez na última década pelo desenvolvimento econômico e social deste Estado. O povo de Minas mais do que ninguém sabe como e por que sua vida melhorou", afirmou.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Ex-presidente Lula recebe título de cidadão honorário de Minas Gerais, em ato realizado na Assembleia Legislativa
Ex-presidente Lula recebe título de cidadão honorário de Minas Gerais, em ato realizado na Assembleia Legislativa

O ex-presidente também mencionou Dilma e José Alencar (1931-2011), que foi vice-presidente em seu mandato, como exemplos de líderes políticos que o Estado deu ao país. Ele não citou outros nomes de políticos conhecidos do Estado, como o de Tancredo Neves (1910-1985), avô de Aécio.

O petista fez elogios a Dilma e disse que o Brasil inteiro tem que ser grato a Minas por ter dado ao país "essa mulher capaz, eficiente e justa, que hoje lidera com tanto êxito o nosso país".

O discurso de Lula, de cerca de 18 minutos, foi lido. Ele estava com a voz rouca e tossindo.

O presidente da Assembleia mineira, Diniz Pinheiro (PSDB), se contrapôs à fala de Lula e defendeu o governo tucano em Minas.

"O que o governo mineiro vem fazendo no Estado nos últimos anos mostra um crescimento econômico formidável, acima da média nacional", afirmou. Segundo ele, a gestão "combate as diferenças sociais" no Estado.

JUROS

Ao apresentar a homenagem ao ex-presidente, o deputado Rogério Correia, que representa correntes de esquerda no PT mineiro, citou José Alencar para fazer críticas a uma possível elevação da taxa básica de juros, como já sinalizou na semana passada o ministro Guido Mantega (Fazenda).

"Zé Alencar hoje estaria satisfeito com os juros baixos e xingando quem fizesse hoje, como fazem alguns, campanha para o aumento dos juros no Brasil", disse.

Em sua fala, o deputado petista também saudou "a democracia na Venezuela", em referência à eleição de Nicolás Maduro, e criticou a herança deixada pelos governos do PSDB no Brasil.


Endereço da página: