Folha de S. Paulo


Aliado de Serra, Aloysio Nunes é o novo líder do PSDB no Senado

O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), aliado do ex-governador José Serra, assumiu nesta sexta-feira a liderança da bancada do PSDB no Senado em substituição a Álvaro Dias (PR).

O nome que vinha sendo cotado para a liderança da bancada tucana era a do senador Cássio Cunha Lima (PB), que ficou com a vice-liderança.

Por apoio em SP, Aécio dá liderança do PSDB a serrista

Isadora Brant - 8.out.2012/Folhapress
O senador tucano Aloysio Nunes
O senador tucano Aloysio Nunes

Não houve disputa. A decisão foi tomada por acordo. Segundo senadores tucanos, o objetivo foi evitar desgaste a Cássio.

O senador paraibano assumiu o mandato de senador apenas em novembro de 2011, um ano após a eleição, porque seu registro havia sido barrado pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa.

O motivo foi a cassação do seu mandato de governador, em 2008, por suspeita de irregularidades nas eleições de 2006. Com a anulação dos efeitos da lei para as eleições de 2010, o STF determinou sua posse. De acordo com senadores do PSDB, a escolha de Aloysio foi consensual e não houve interferência de Serra, que, para evitar rumores, chegou a encaminhar carta à bancada afirmando que não tinha razão para influir no processo de escolha do líder.

O PMDB também tem novo líder desde ontem, com a indicação de Renan Calheiros (AL) para a presidência da Casa. Após disputa interna com Romero Jucá (RR), assumiu Eunício Oliveira (CE).

Na bancada do PT, Walter Pinheiro (BA) foi substituído na liderança por Wellington Dias (PI). O novo líder do PSB é Rodrigo Rollemberg (DF), que substitui Lídice da Mata (BA).


Endereço da página:

Links no texto: