Folha de S. Paulo


Queda de ministro e torcedor corintiano flagrado em briga movimentam o Twitter

Um dos torcedores do Corinthians que estava preso na Bolívia acusado de ser responsável pela morte do jovem Kevin Spada, 14, em fevereiro deste ano, durante jogo da Libertadores, participou de uma briga que terminou em confronto com a Polícia no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O conflito, que ocorreu no último domingo, em jogo contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro, é um dos assuntos mais comentados desta terça-feira (27) no Twitter, ao lado da demissão do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, após a fuga de um senador boliviano que estava há mais de um ano refugiado na Embaixada do Brasil em La Paz.

Os termos "Oruro" --cidade onde Kevin Spada foi atingido por um sinalizador vindo da torcida corintianas e "Patriota" estão nos Trending Topics no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O torcedor flagrado na violenta briga é Leandro Silva de Oliveira. Vídeos mostram Oliveira agredindo um policial e brigando com torcedores do Vasco. Sócio da torcida organizada Gaviões da Fiel, ele ficou cinco meses e meio detido na Bolívia, alegando inocência, e só foi solto após longa negociação envolvendo os governos da Bolívia e do Brasil.

A "reincidência" de Oliveira em um ato de violência nos estádios revoltou alguns internautas. "Corintiano preso em Oruro por cinco meses participa de briga em Brasília. Deveria ter ficado preso na Bolívia porque de inocente não tem nada", disse Rafael Cesar (@rafapardini).

O jornalista Flávio Prado (@flaviopradojpgz), da TV Gazeta e da Rádio Jovem Pan, criticou o clube, que segundo ele financia viagens dos torcedores organizados. "Um dos suspeitos de assassinato em Oruro estava na briga em Brasília. Será que continuam pagando passagens para eles ? Claro que sim.

MINISTRO DEMITIDO

A surpreendente chegada do senador boliviano Roger Pinto Molina ao Brasil, após ficar 15 meses na embaixada brasileira em La Paz, derrubou o chanceler Antonio Patriota e reacendeu uma crise diplomática entre Brasil e Bolívia.

A demissão repercutir entre os tuiteiros. "Quem diria que um ato patriótico derrubaria o ministro Antônio Patriota!", brincou @ge_peregrino.

Oposicionista, Molina pediu asilo ao governo brasileiro no ano passado, alegando sofrer perseguição política do governo de Evo Morales. O governo boliviano, por sua vez, diz que Molina responde a processo por crimes comuns, como assassinato, desacato e dano ambiental. Ele nega as acusações.

Como a Bolívia se recusava a conceder salvo conduto para o senador deixar a embaixada em direção ao Brasil, o impasse se manteve, até que o diplomata Eduardo Saboia decidiu trazê-lo secretamente ao país, sem autorização da cúpula do Itamaraty.

Saboia foi afastado do cargo, enquanto Patriota trocou a chefia do ministério pela representação do Brasil na ONU.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

São Paulo
1 Patriota
2 Vitinho
3 #EduardoSterblitch
4 Miley Cyrus
5 Psicólogo
6 #RIPOneDirection
7 #OneDirectionNoCQC
8 Gente Grande
9 #EuDormiriaCom
10 Oruro
Rio de Janeiro
1 Patriota
2 Miley Cyrus
3 Oruro
4 Vitinho
5 #ÉAMelhorBandaDoBrasilFORFUN
6 #CaioCastro
7 #Vagalumes
8 #OneDirectionNoCQC
9 #EuDormiriaCom
10 Gente Grande
Brasil
1 #RIPOneDirection
2 Botafogo
3 #OneDirectionNoCQC
4 Vitinho
5 #LarissaManoela
6 #DirectionersAmaramAEntrevistaCQC
7 Eminem
8 Miley Cyrus
9 #CaioCastro
10 Oruro
Mundo
1 Breaking Bad
2 Madden 25
3 #InsanAglarSigirAglamaz
4 #GrandesSalidas
5 Jay Carney
6 #RIPOneDirection
7 #LasBeliebersLaChupan
8 Wrecking Ball
9 #BenceBirSevgili
10 Neil Armstrong

Assuntos no Trending Topics às 14h30

*

HASHTAG

Hashtag é o símbolo (#) usado para marcar palavra-chave ou tópico em um Tweet. Qualquer usuário do Twitter pode categorizar ou seguir tópicos com hashtags. É a forma mais rápida de unir conteúdos e compartilhar interesses na Internet.

No site hashtag.org você pode ver quais os assuntos que já foram criados. Há uma caixa de pesquisa no canto superior direito para que possa realizar uma busca e ver a disponibilidade de seu hashtag. Se não existir, você pode criá-lo simplesmente twitando e incluindo o hashtag (#) na sua postagem.


Endereço da página:

Links no texto: