Folha de S. Paulo


Maioria dos leitores aprova sobretaxa para quem aumentar consumo de água

O Painel do Leitor perguntou nesta semana aos leitores da Folha se deve ser cobrada sobretaxa de quem aumentar o consumo de água no Estado de São Paulo. A medida foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em dezembro do ano passado em meio ao risco de colapso dos reservatórios devido à estiagem.

Para 59%, a sobretaxa deve ser cobrada. Para esses leitores, a cobrança extra é o meio mais eficaz de evitar desperdício e fazer com que a população colabore para a economia de água.

Já 41% consideram que não deve haver sobretaxa. Para eles, a população não pode ser punida por causa da falta de planejamento do governo. Em vez de multa, deveria haver campanha pelo uso racional da água, ou outras medidas, como rodízio e racionamento, mas sem a cobrança extra, avaliaram.

Zanone Fraissat/Moacyr Lopes Junior/Folhapress
JOANÓPOLIS, SP, BRASIL, 13-05-2014: Funcionários da Sabesp trabalham na obra de captação de água do chamado volume morto do sistema Cantareira, na regiião de Joanópolis (SP). O represamento da água de todo sistema esta abixo de 10%. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, COTIDIANO) /// SAO PAULO/SP BRASIL. 21/01/2015 -Sistema de captacao de agua do volume morto do sistema cantareira em Joanopolis.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
Represa do sistema Cantareira na região de Joanópolis em maio de 2014 (esq) e janeiro deste ano (dir.)

CRIMES DA DITADURA

Na enquete anterior, o Painel perguntou aos leitores se os agentes da repressão que cometeram crimes durante a ditadura militar devem ser punidos.

Para 69% dos leitores, não deve haver punição. Eles consideraram que a anistia teve caráter irrestrito e deve beneficiar também os agentes da repressão. Para esse grupo de leitores, o instituto foi um passo importante para a superação pacífica do regime militar, está incorporado à Constituição de 1988 e foi reafirmado pelo Supremo Tribunal Federal em 2010. Assim consideram que não faz sentido punir alguém por um crime cometido há 40 anos.

Já 31% disseram que os agentes da repressão devem ser punidos. Eles consideraram que a Lei de Anistia não pode impedir a punição por violações graves dos direitos humanos. Na opinião desses leitores, assassinatos, desaparecimentos e torturas cometidos por agentes do Estado são crimes contra a humanidade e não prescrevem. Na avaliação deles, as investigações e julgamentos seriam importantes para consolidar a democracia e os direitos humanos no país.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: