Folha de S. Paulo


Para 76% dos leitores, USP não deve cobrar mensalidades por seus cursos

O Painel do Leitor perguntou aos leitores nesta semana se, para enfrentar a atual crise orçamentária, é válida a proposta de cobrar mensalidades dos alunos de graduação e pós-graduação da USP.

Para 76% dos leitores, não. A crise atual da USP decorre de problemas de gestão, não de custeio. Além disso, o ensino, a pesquisa e os serviços de extensão desenvolvidos pela universidade trazem benefícios a toda a sociedade.

Para 24%, sim. O ensino público não deve ser inteiramente custeado pelo Estado. É preciso que os alunos com melhores condições financeiras paguem por seus estudos, como já ocorre em universidades públicas do exterior.

Ao todo, 6.791 leitores votaram na enquete.

Recessos durante a Copa

O Painel do Leitor perguntou na semana passada se as empresas públicas e privadas devem suspender suas atividades em dias de jogo da seleção brasileira durante o período da Copa do Mundo.

Para 62% dos leitores, o recesso nos dias de jogos afetará a produtividade das empresas e refletirá em seu desempenho anual. Como as partidas possuem duração de 90 minutos, não há necessidade de suspender um dia de trabalho para assisti-las.

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: