Folha de S. Paulo


Caso de Pasadena deve pesar nas eleições de outubro, opinam leitores

O Painel do Leitor perguntou aos leitores nesta semana se a compra da refinaria de Pasadena (EUA), por um valor muito acima do mercado, pode repercutir nas eleições em outubro?

Para 80% dos leitores, por presidir o Conselho de Administração da Petrobras à época da compra da refinaria, a imagem de Dilma Rousseff pode sair arranhada. Além disso, o baixo crescimento do país e o descontrole da inflação nos últimos anos devem pesar nas urnas.

Para 20%, apesar de todos os problemas, o mercado de trabalho está aquecido e o país vive uma situação de pleno emprego. Além disso, avanços sociais conquistados e programas de distribuição de renda devem pesar mais na decisão dos eleitores.

Ao todo, 2.342 leitores votaram na enquete.

Rússia e Crimeia

O Painel do Leitor perguntou na semana passada se após o referendo que autorizou a anexação da Crimeia, a comunidade internacional deveria impor sanções à Rússia.

Para 70% dos leitores a política de Putin pouco difere da política intervencionista praticada pelos EUA, que também violaram a soberania do Iraque em 2003, alegando guerra preventiva. Portanto a Rússia não deveria sofrer sanções. Além disso, a maioria da população da Crimeia é de origem russa, devendo ser respeitado seu desejo de separação da Ucrânia

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: