Folha de S. Paulo


Para maioria dos leitores, limite de 40% na meia-entrada não reduzirá preços

O Painel do Leitor perguntou nesta semana se os leitores acham que o limite de 40% em ingressos para estudantes levará a redução nos preços.

Para 75%, apesar de terem conseguido aprovar a limitação, produtores culturais já sinalizam que a redução no preço dos ingressos --que eles estimavam em até 30%-- não é tão certa assim, citando fatores como impostos e até a alta do dólar. Não há como garantir a queda, mesmo com fiscalização do Procon. Prejuízo para os estudantes.

Para 25%, a falta de restrições à meia-entrada causava distorções nos preços de ingressos em cinemas, teatros, espetáculos musicais etc. --sem falar nas carteirinhas falsas. Com a limitação imposta pela nova lei, produtores culturais poderão equilibrar os preços, deixando de cobrar de quem paga inteira o prejuízo do benefício aos estudantes.

Ao todo, 264 leitores votaram na enquete.

Maconha

Na semana passada, o Painel do Leitor perguntou se os leitores acham que a legalização da maconha no Uruguai pode influenciar a legislação sobre a droga no Brasil.

Para 71%, a experiência de controle do Estado sobre a produção e venda da maconha, como propõe o governo uruguaio, mostrará que a proibição não é o melhor caminho para controlar o uso da droga. O atual modelo de enfrentamento só favorece o crime organizado e gera violência.


Endereço da página:

Links no texto: