Folha de S. Paulo


Maioria dos leitores acha que Brasil não deve importar médicos

Em meio a declarações do governo federal de que irá trazer médicos de outros países para trabalhar em áreas do interior, o Painel do Leitor perguntou nesta semana se os leitores apoiam a ideia de trazer profissionais do exterior para atuar em locais onde há falta de médicos.

Para 82% dos leitores o país não tem problema de falta de médicos. O que afasta os profissionais das cidades do interior é a falta de condições mínimas de infraestrutura para o atendimento dos pacientes. Autorizar a vinda de médicos sem qualificação comprovada pode colocar em risco a saúde das pessoas e agravar o problema da saúde pública.

Por outro lado, para 18% dos leitores o déficit de profissionais é grave em cidades pequenas e locais afastados dos grandes centros, que não conseguem atrair médicos brasileiros. A vinda de estrangeiros, ainda que sem validação de seus diplomas, seria benéfica para solucionar, no curto prazo, a demanda por atendimentos médicos de baixa complexidade nesses locais.

Ao todo, 3.306 leitores votaram na enquete.

CONSTITUINTE

Na semana passada, o Painel do Leitor quis saber a opinião dos leitores sobre a realização de uma constituinte para realizar a reforma política.

Para 56% dos leitores, o atual Congresso já se mostrou incapaz de realizar as mudanças estruturais necessárias para melhorar nosso sistema político. Não é razoável esperar que partidos e parlamentares que se aproveitam dessas falhas realizem a reforma política. A proposta de um plebiscito é importante para dar legitimidade popular à constituinte.


Endereço da página:

Links no texto: