Folha de S. Paulo


Maioria dos leitores aprova uma constituinte para a reforma política

A realização de uma constituinte para realizar a reforma política proposta pela presidente Dilma no começo da semana foi apoiada pela maioria dos leitores que responderam a enquete da semana. Desta vez, o Painel do Leitor quis saber a opinião dos leitores sobre a proposta da presidente.

Para 56% dos leitores, o atual Congresso já se mostrou incapaz de realizar as mudanças estruturais necessárias para melhorar nosso sistema político. Não é razoável esperar que partidos e parlamentares que se aproveitam dessas falhas realizem a reforma política. A proposta de um plebiscito é importante para dar legitimidade popular à constituinte.

Para 44% dos leitores, a convocação de uma constituinte é arriscada e desnecessária. Para aprovar as mudanças, basta que haja boa vontade do governo e da oposição para que se chegue a um acordo no Congresso, atendendo às demandas populares. Além disso, permitir mudanças estruturais na Constituição pode afetar a estabilidade do país.

Ao todo, 7.181 leitores votaram na enquete.

PROTESTOS EM SÃO PAULO

Na semana passada, o Painel do Leitor quis saber a opinião dos leitores sobre a redução das tarifas nos transportes públicos de São Paulo. Houve um empate: 44% apostaram na vitória do Movimento Passe Livre (MPL), que desde o início do mês de junho promove manifestações na capital paulista e em outras cidades do país.

E 44% dos leitores opinaram que a revogação ou não do aumento era indiferente.


Endereço da página:

Links no texto: