Folha de S. Paulo


Protestos em São Paulo: 44% dos leitores apostaram na redução das tarifas

O aumento caiu. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, anunciaram no fim da tarde desta quarta-feira (19) a revogação do reajuste das tarifas de ônibus, metrô e trens, de R$ 3,20 para R$ 3,00.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Com isso, acertaram os 2.518 leitores (44%) que responderam à enquete desta semana no Painel do Leitor e apostaram na vitória do Movimento Passe Livre (MPL), que desde o início do mês de junho promove manifestações na capital paulista e em outras cidades do país.

Para esses leitores, a violência da polícia garantiu aos manifestantes o apoio da população, que está cansada de pagar caro por um transporte público superlotado e ineficiente. A pressão popular fez o prefeito e o governador recuarem.

Houve, no entanto, um rigoroso empate com o fim antecipado* da votação, às 18h22. Outros 2.518 leitores (44%), opinaram que a revogação ou não do aumento era indiferente.

Para esses leitores, o movimento ganhou corpo e já se tornou maior do que a causa da redução das tarifas. Eles acreditam que a mobilização dos jovens, nas ruas e nas redes sociais, canalizou uma insatisfação que cedo ou tarde provocará outras mudanças.

Por outro lado, 653 votantes (11%) estavam pessimistas com o movimento. Para eles, os manifestantes erraram ao se mobilizarem somente depois de o aumento ter entrado em vigor. Como o reajuste havia sido feito abaixo da inflação, Haddad e Alckmin não iriam ceder, para mostrar autoridade.

No total, a enquete recebeu 5.689 votos.

BRASIL NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Na semana passada, o Painel do Leitor quis saber a opinião dos leitores sobre as chances de a seleção brasileira conquistar a Copa das Confederações.

Para 85% dos leitores, apesar da melhora nos últimos amistosos, ainda estamos longe das melhores seleções, como Espanha e Itália. Faltam nomes de peso ao time e Felipão ainda não conseguiu fazer Neymar brilhar como nos tempos de Santos.

*Normalmente, as enquetes do Painel do Leitor são encerradas às sextas-feiras. Como o aumento foi revogado antes, o término foi antecipado.


Endereço da página:

Links no texto: