Folha de S. Paulo


Maioria dos leitores discorda de regra que proíbe policiais de socorrerem vítimas

Vídeo exclusivo de uma câmera de segurança exibido no programa "TV Folha" do último domingo (5) reacendeu o debate sobre a nova regra que proíbe policiais de socorrerem pessoas que tenham sido feridas em trocas de tiros.

Curta a página do Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Nas imagens, policiais militares aparecem socorrendo um homem baleado por ladrões depois de descobrir que a vítima era um ex-colega de corporação.

O vídeo foi gravado no dia 10 de janeiro, três dias depois de o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, ter assinado a Resolução SSP-05 que determina que, em casos de lesões corporais graves, os policiais que primeiro atenderem a ocorrência deverão preservar o local do crime até a chegada da perícia e, em vez de socorrer o ferido, devem acionar imediatamente a equipe do resgate, Samu ou o serviço de emergência.

Vídeo

Na mesma semana, reportagem da Folha revelou o caso de uma mãe que, por causa da nova regra, foi impedida por PMs de socorrer o filho baleado. O resgate demorou mais de meia hora para chegar e o rapaz morreu.

Diante dessa situação, o Painel do Leitor perguntou aos leitores se eles concordam que policiais sejam impedidos de prestar socorro a vítimas de crimes. A maioria (87%) respondeu que a preservação da vida da vítima deve estar em primeiro lugar, e que policiais podem ajudar a salvar vidas em casos de demora na chegada do resgate.

Já 13% dos votantes disseram que a medida ajuda o trabalho da perícia e preserva cena do crime em casos de suspeita de abuso policial.

"CRISE ENTRE PODERES"

Na semana passada, o Painel do Leitor perguntou aos leitores se o Congresso deve ter o poder de reverter decisões do STF em matéria constitucional. A maioria (74%) respondeu que a matéria inconstitucional, pois fere a independência entre os Poderes. Já 31% dos votantes consideraram a medida é necessária. Para essa parcela, o Supremo tem legislado em excesso, invadindo a competência do Poder Legislativo.


Endereço da página:

Links no texto: