Folha de S. Paulo


Em área residencial, MIS desobedece a Lei de Zoneamento, diz leitora

Quando o MIS (Museu da Imagem e do Som) foi instalado na avenida Europa, houve argumentos de que um museu nesse local seria contrário à Lei de Zoneamento, uma vez que o bairro era considerado estritamente residencial, tendo o IPTU mais caro da cidade.

Em defesa da sua instalação nesse bairro, foi dito que o museu guardaria as imagens e os sons da época para serem consultados e conhecidos pelas gerações vindouras, portanto nunca teria um acúmulo de visitantes na mesma hora.

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 24-09-2014 13h11: Predio do MIS (Museu da Imagem e do Som) localizado na av Europa, atualmente com mostra sobre o program infantil Castelo Ra Tim Bum. Moradores da reggiao reclamam de transtornos com fila de carros, ambulantes e barulho principalmente nos finais de semana (Foto Eduardo Knapp/Folhapress.ILUSTRADA)

O Paço das Artes ocupava dois andares do prédio do MIS, fazia exposições de arte e oferecia vários cursos, mas foi despejado justamente porque suas atividades não se adequavam à Lei de Zoneamento em vigor e foi transferido para a Cidade Universitária.

André Sturm, que deve ser muito amigo do rei, pois, ao perder o Cine Belas Artes (que agora voltou para ele), foi nomeado diretor do MIS e transformou esse museu em uma casa de shows, com atrações de forte apelo popular.

Não me consta que um programa de televisão voltado para crianças, um roqueiro inglês e um diretor de cinema americano possam ser considerados "cultura" que justifiquem o gasto do dinheiro público.

Em uma dessas festas, segundo a reportagem da Ilustrada, o MIS foi multado pela subprefeitura de Pinheiros por excesso de gente. Isso é surrealista! Um órgão do governo desobedece a lei e é multado, sendo que o dinheiro que sustenta esse museu é do povo que paga impostos. O André Sturm usa o bem público para seu proveito, e nós pagamos.

Se eu pretendesse entrar com o meu carro em uma rua da cidade onde isso é proibido, eu seria considerada "gente diferenciada"? E a polícia, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ou outra autoridade qualquer não tomaria uma providência para me impedir de burlar a lei?

O jornalista Marco Rodrigo Almeida foi muito bonzinho ao descrever o que está acontecendo no bairro graças à desobediência da Lei de Zoneamento por esse diretor do MIS. Nas ruas Portugal, Argentina, Alemanha, França e Inglaterra, estacionam de oito a dez ônibus (há placas sinalizando a proibição da entrada de ônibus) enquanto jovens fazem piquenique nas calçadas, deitam-se na grama em frente às casas, namoram e fazem dos portões das casas banheiros públicos. Eu pergunto: onde está o Ministério Público para coibir esse abuso?

Se existe uma lei, o mínimo que o cidadão exige é que ela seja obedecida por todos, incluindo o governo, sem que o cidadão precise fazer a abaixo-assinados exigindo o seus direitos, e seja vítima da truculência dos marginais que se julgam acima das leis e dos direitos dos cidadão e que combinam pela internet "arrastões" para desafiar a lei e intimidar os moradores indefesos.


Endereço da página: