Folha de S. Paulo


'Dados econômicos são contraditórios, mas não indicam descontrole', diz leitor

Os dados econômicos são contraditórios, mas não há nada que indique um descontrole.

O país vem crescendo de modo bipolar, mas com tendência positiva preponderante. A maioria das empresas tiveram lucro. O emprego está estável. Mas há, de novo, uma sensação de manada desesperada. Agora é a alta do dólar. O real valorizado já foi alvo de críticas, pois prejudicava as exportações e ajudava no deficit da balança. Agora, o real depreciado aumenta a inflação e o endividamento das empresas, pois estas dependem de muitos produtos da cadeia produtiva cotados em dólar.

Se houvesse um pouco de bom senso e paciência haveria mais entrada de dólares devido ao aumento da exportações, o que equilibraria tudo.

O mesmo vem acontecendo com a inflação dos alimentos, que era um problema. Mas com a entrada da nova safra no mercado e a melhora das condições climáticas, ela vem desacelerando.

Mas o quadro social, político e econômico atual não preza pela racionalidade. Na mídia, elites e classe média encontra-se um ranço antipetista que se instalou desde a posse de Lula.

É notório que nunca aceitaram o governo atual. Antes, diziam que o metalúrgico iria quebrar o país, o que não aconteceu. Depois veio o mensalão, os acidentes aéreos, a crise das hipotecas americanas, a crise europeia. Nesses meios o país sempre esteve à deriva e, no entanto, sempre se reergueu. Agora, há o desgaste de dez anos do PT no poder, algo natural, mas que está contagiando as classes baixas. Tudo isso somado transforma-se em uma manada tresloucada.

Existem os problemas --nesse mundo nada é perfeito-- mas nada que justifique o estado desesperador que se nos apresenta o noticiário diário.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: