Folha de S. Paulo


Para leitor, 'popularidade de Dilma começa a virar água'

Já era previsível que isso viria acontecer. Demorou um ano e meio mas a popularidade da presidente Dilma Rousseff entrou em declínio e começa a perder a confiança conquistada ao longo do primeiro ano de seu governo, apesar de ainda ser favorita para vencer as eleições em 2014.

Levantamento do Datafolha mostra que 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo --queda de 8 pontos em relação à pesquisa anterior, de março, mas com tendência de queda ainda maior nos próximos meses pela questão da alta nos preços, dos juros e do aumento substancial da inflação para as classes mais pobres da população.

Outro dado relevante é que a perda de popularidade da petista se deu entre homens e mulheres de todas as faixas etárias e de renda, mostrando que quando se mexe no bolso do povo não há popularidade que se sustente.

Outra explicação está na economia em declínio há vários trimestres, que deixa os brasileiros pessimistas e inseguros. Para 51%, a inflação vai subir.

Outro agravante para os planos futuros da presidente Dilma, são as candidaturas à Presidência de opositores que vem ganhando terreno, como a da ex-senadora Marina Silva (Rede), do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) que poderá deixar a base aliada se persistir a inércia do governo em relação à economia do país.

É esperar os novos capítulos dessa novela que vai durar até outubro de 2014, mas a chapa começa a esquentar para as pretensões petistas!

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: