Folha de S. Paulo


Mesmo com ciclofaixa, desrespeito de ciclistas a pedestres é frequente, diz leitor

Sou frequentador da Feira de Artesanato do parque Trianon, na av. Paulista, e no último domingo (12), por volta das 9h, me deparei com um ciclista trafegando em alta velocidade pela calçada.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Joel Silva/Folhapress
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, ciclistas não podem andar na calçada a não ser desmontados da bicicleta
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, ciclistas não podem andar na calçada, a não ser desmontados

Ele atropelou uma senhora expositora que montava sua barraca, derrubando-a. Ela sofreu um corte no supercílio e escoriações no braço.

Essa situação é frequente naquele local, apesar da ciclofaixa na mesma avenida. Me dirigi a base móvel da PM e os mesmos disseram que não podem fiscalizar --mesmo sabendo que a lei proíbe a circulação de bicicletas na calçada-- pois essa seria a função da GCM (Guarda Civil Metropolitana), inexistente no local.

Depois de muito insistir --pois queriam que ela se dirigisse a uma delegacia, e acabasse perdendo um dia de trabalho-- fizeram um boletim de ocorrência no local.

Me incomoda muito ver os ciclistas reivindicando "espaço" com os automóveis, porém, sobrepondo o espaço dos pedestres. É a lei do mais forte sobre o mais fraco, sempre.

Obtive a informação com uma filha da senhora de que mais tarde a levaram a um pronto-socorro e ela levou cinco pontos no supercílio. Quem responsabilizar?


Endereço da página:

Links no texto: