Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz tese de Marx sobre materialismo

A Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento lança no próximo domingo (11) a "Contribuição à Crítica da Economia Política", primeira grande obra de Karl Marx sobre teoria econômica.

Publicada em 1859, a "Contribuição" apresenta, em seu famoso prefácio, os princípios fundamentais do materialismo histórico: "Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência".

Divulgação
O filósofo alemão Karl Marx
O filósofo alemão Karl Marx

O livro possui apenas dois capítulos -um sobre a mercadoria e outro sobre o dinheiro. O terceiro capítulo, que versaria sobre o capital, só veio a público em 1867, quando Marx publicou o primeiro volume de sua obra mais conhecida: "O Capital".

As primeiras linhas da "Contribuição" revelam a amplitude do projeto de Marx: "Examino pela ordem seguinte o sistema da economia burguesa: capital, propriedade fundiária, trabalho assalariado; Estado, comércio externo, mercado mundial".

Desse plano ambicioso, as três partes finais nunca foram escritas: o último capítulo de "O Capital" se interrompe quando Marx inicia a discussão sobre as classes sociais.

Na "Contribuição", Marx desenvolve a tese de Adam Smith, de que o trabalho é o fundamento do valor.

A partir daí, ele explica a gênese do dinheiro, critica as teses monetaristas e mostra o impacto da mercantilização geral dos produtos do trabalho sobre as relações humanas, que se apresentam "invertidas, como uma relação social entre as coisas".

Reprodução/Folha
Karl Marx - coleção grandes nomes do pensamento

Endereço da página:

Links no texto: