Folha de S. Paulo


Coleção Folha Soul & Blues conta a história de Robert Johnson

Reprodução
O musico Robert Johnson
O musico Robert Johnson

Em seu 23° volume, que será lançado no dia 9 de agosto, a Coleção Folha Soul & Blues conta a misteriosa história do rei do blues do Delta, Robert Johnson.

As poucas informações disponíveis sobre a vida desse cantor e compositor do Mississipi fizeram com que muitos relatos fantasiosos a seu respeito fossem repetidos durante muito anos após sua morte.

Johnson ficou conhecido como o solitário bluesman que teria feito um pacto com o demônio –lenda que algumas de suas composições, como "Me and the Devil Blues" e "Hellhound on My Trail", ajudaram a propagar.

O mito se fortaleceu a tal ponto que inspirou o filme "A Encruzilhada" (1986), em que Ralph Macchio faz um duelo de guitarras com Steve Vai.

Sua habilidade também contribuiu para fazer de Johnson uma lenda. O bluesman Son House contou, em entrevista ao músico e escritor John Fahey, o quanto se surpreendeu quando Johnson pediu a ele que o desse uma chance de subir ao palco: "Eu nunca tinha visto algo assim antes, nenhum de nós. Quando ele terminou, nossas bocas estavam abertas. Todas!", relembrou.

Após sua morte prematura em 1938, aos 27, sua obra ficou esquecida até os anos 1960, quando passou a ser cultuada por músicos de rock que regravaram canções suas, como "Me and My Devil Blues", por Eric Clapton, "Travelling Riverside Blues", pelo Led Zeppelin, e "Love in Vain", pelos Rolling Stones.


Endereço da página:

Links no texto: