Folha de S. Paulo


Buddy Guy é destaque de novo volume da Coleção Folha Soul & Blues

Divulgação
O guitarrista Buddy Guy (foto), mito do blues, é o grande destaque da primeira edição do Best of Blues Festival; ele toca na terça (dia 11) e na quarta (12/6)
O guitarrista Buddy Guy, tema do livro-CD que estará nas bancas no próximo domingo (5/7)

"O céu está ajoelhado aos pés de Buddy Guy enquanto o ouve tocar guitarra", declarou Jimi Hendrix sobre o bluesman de Louisiana que é tema do próximo livro-CD da "Coleção Folha Soul & Blues", que chega às bancas no próximo domingo (5/7).

Buddy Guy, embalado desde cedo no blues tradicional, conseguiu conciliar o gênero sulista com o rock 'n' roll –tornou-se ídolo dos melhores guitarristas brancos do rock tanto dos Estados Unidos quanto do Reino Unido.

Sua carreira começou no início da década de 1950, tocando para plateias rurais. Em 1957, Guy se mudou para Chicago e, sem ter o que comer havia dias, foi levado para o 708 Club a fim de tocar guitarra em troca de um hambúrguer.

Lá, ele ganhou mais que comida: chamou a atenção de Muddy Waters, que o ajudou a gravar dois singles.

ESTÚDIO

Como outras estrelas do blues de Chicago, Guy assinou com a Chess Records e tornou-se músico de estúdio, além de lançar discos próprios. A canção "Stone Crazy" (1962), por exemplo, chegou ao 12° lugar da parada de rhythm & blues.

Em 1967, Guy se apresentou no Mariposa Folk Festival, em Toronto, no Canadá. Conquistou fãs usando um sapato como palheta e lançando-se ao público, que o carregou "como se tivesse sido eleito presidente dos Estados Unidos", descreveu.

O músico caiu no gosto da audiência hippie e branca canadense e, três anos depois, voltou ao país para se apresentar com Janis Joplin e The Grateful Dead, entre outros.

CLUBES

Durante parte dos anos 1970 e 1980, Guy continuou a circular pelos clubes de blues americanos e pela Europa, porém sem receber muita atenção das bandas que em outros tempos o admiravam, dependendo de shows para ganhar a vida.

Sua sorte mudou quando abriu o clube de blues Legends, em Chicago, em 1989. Além de apresentações de Guy com convidados diferentes, o Legends tornou-se parada obrigatória para outros músicos e fãs de blues de todo o mundo.

Aos 78 anos, continua na ativa. Seu próximo disco, "Born to Play Guitar," que tem lançamento marcado para 31/7, traz parcerias com Van Morrison, Joss Stone, Kim Wilson e Billy Gibbons.


Endereço da página:

Links no texto: