Folha de S. Paulo


Novo volume da Coleção Folha Folclore conta a lenda da mandioca

A "Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças" leva às bancas, no próximo domingo (28), seu 24º livro-CD, "A Lenda da Mandioca".

A história, criada por índios, conta como teria surgido o tubérculo, que é ingrediente típico da culinária do país. Fazem parte da cultura indígena essas lendas inventadas para explicar como surgem plantas, animais e fenômenos da natureza.

A Coleção já havia apresentado algumas delas, como "A Lenda da Vitória-Régia", no volume 9, "A Lenda do Guaraná", na edição número 15, e "A Lenda do Uirapuru", na 21.

No volume que será lançado no próximo domingo, a escritora Silvia Oberg reconta a história da mandioca, ambientada em uma tribo da Amazônia onde crianças passam o dia se divertindo com a natureza, ouvindo os animais, nadando no rio, brincando de arco e flecha e fazendo bonecas de argila.

É nessa comunidade que nasce Mani, uma menina alegre de olhos negros e brilhantes, diferente dos demais curumins por ter uma pele muito clara, parecida com a luz do luar. Sua vida está relacionada ao surgimento da mandioca, também branquinha como a criança.

O reconto aparece nas páginas ilustradas por Cris Eich e no disco que acompanha o volume, no qual está também a famosa cantiga "Balaio" ("Eu queria ser balaio/Balaio eu queria ser/Pra dançar dependurado/Na cintura de você...").

Outras duas faixas aparecem no disco: "Bate Monjolo", canção que embala a brincadeira alusiva à fabricação da farinha de mandioca, e "Enroscando a Língua", com três textos curtos que desafiam o leitor pela dificuldade de serem falados.

Os leitores poderão ainda seguir as instruções do volume para construir uma peteca, usar as parlendas para divertir bebês, repetir versinhos e desafiar a família em jogos de adivinhação.

No final do livro, ainda há um texto curto sobre a mãe-do-ouro, criatura folclórica que teria o poder de indicar onde se encontra ouro escondido.


Endereço da página:

Links no texto: