Folha de S. Paulo


Fábula recheada de valores éticos é tema da Coleção Folha Folclore

"Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem..." Começa assim a música que embala "Tá Pronto, Seu Lobo?", uma das brincadeiras propostas no 23º volume da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças, que sai no próximo domingo (21).

Se no jogo sugerido às crianças a bicharada tem de fugir do lobo, na história de "O Homem, a Onça e o Jabuti" é o felino do título quem espalha o medo. O reconto assinado por Manoela Pamplona e ilustrado por Sidney Meireles começa com um grito desesperado ecoando pela floresta. É a onça, presa numa armadilha, quem pede socorro.

Um homem que por acaso está passando pelas redondezas vai acudir a vítima. Diante da onça, ele vive um dilema: se deixá-la presa, vai se sentir culpado; se soltá-la, pode ser sua vítima.

Até que a história se resolva, um jabuti vai entrar em cena. E o desfecho vai mostrar que essa lenda deixa valores éticos como legado.

A história está toda narrada no CD que acompanha o volume. No mesmo disco estão também um trava-língua e famosas cantigas, como "Pirulito que Bate Bate".

O livro da coleção também explica como fazer um pião de papel, também chamado de piorra. Um palito de madeira e meia folha de jornal são a base para a confecção.

Versinhos, rimas curtas para embalar brincadeiras com corda e bola, jogos de adivinhação e um texto que explica como tirar a sorte com cílios e ossinhos de frango completam o pacote de diversões.


Endereço da página:

Links no texto: