Folha de S. Paulo


Coleção Soul & Blues traz vida e obra de Curtis Mayfield em seu 8º volume

Associated Press
Curtis Mayfield is shown in this undated handout photo. The composer and songwriter, whose string of hits include
Em 1990 uma torre de iluminação caiu sobre o músico durante um show; o acidente o deixou paralisado

A coleção Folha Soul & Blues apresenta no próximo domingo (26) seu oitavo livro-CD dedicado ao músico Curtis Mayfield.

Nascido em 3 de junho de 1942, o garoto de Chicago aprendeu a cantar ainda cedo no coro de uma igreja onde sua avó era pastora. De sua mãe, ele recebeu o incentivo para cantar e escrever versos e lições de piano.

Aos 15 anos, convencido de que seu futuro estava na música, ele largou a escola e se juntou ao colega Jerry Butler e a outros três músicos para tocar guitarra e cantar.

No ano seguinte, o grupo nomeado The Impressions conseguiu um contrato de gravação e lançou o compacto "For Your Precious Love" (1958). O disco alcançou o terceiro lugar na parada de rhythm & blues e 11º na parada de música pop.

Já os lançamentos seguintes não conquistaram o mesmo êxito, e Butler deixou o grupo. Curtis o seguiu e passou a acompanhá-lo em shows e gravações.

Em 1960, Curtis, dono de várias composições que fizeram sucesso na voz de seu parceiro, fundou uma editora musical. A ideia era cuidar dos direitos autorais de suas canções.

Com o dinheiro que recebia trabalhando com Butler, Curtis reativou o grupo The Impressions e gravou a faixa "Gypsy Woman", que rendeu um contrato com a gravadora ABC Paramount.

Durante a década de 1960, Curtis se dedicou ao grupo e também compôs canções para cantores da Okeh Records, como Walter Jackson.

Ele conseguiu manter o Impressions nas paradas com músicas de origem gospel que traziam mensagens do movimento pelos direitos civis dos negros, caso de "I'm So Proud" (1963) e "People Get Ready" (1965).

DISTORÇÕES

Em 1970, o artista se lançou em carreira solo e seu som passou por uma metamorfose musical. Influenciado pelo movimento hippie, Curtis explorou distorções na guitarra e o uso de pedais wah-wah.

"A música estava mudando bastante, eram os anos 1970, e havia uma nova liberdade para a música", comentou anos depois, em entrevista à revista "Wax Poetics".

Curtis Mayfield também deixou sua marca no cinema ao assinar trilhas sonoras de filmes do movimento blaxploitation (que tinham protagonistas negros) ao lado de artistas como Aretha Franklin. O mais famoso deles, "Superfly" (1972), deu ao álbum homônimo quatro indicações ao Grammy e vendeu mais de um milhão de cópias.

A carreira de Curtis foi interrompida em 1990, quando uma torre de iluminação caiu sobre o palco durante um show, deixando-o paralisado do pescoço para baixo.

Mesmo sem poder tocar guitarra, o compositor continuou trabalhando até 1999, quando morreu, aos 57 anos, em consequência de complicações de diabetes.


Endereço da página: