Folha de S. Paulo


Médico que denunciou paciente que abortou foi incorreto, opinam leitores

O médico que denunciou uma paciente que abortou agiu de maneira incorreta. Essa é a opinião da maioria dos leitores da Folha, de acordo com enquete do jornal.

Segundo o levantamento, 61% dos leitores condenam a atitude do médico. Na avaliação desse grupo, o profissional cometeu crime de quebra de sigilo e está sujeito a punição pelo Código de Ética Médica. Eles consideraram que esse tipo de atitude não ajuda, pois desestimula as mulheres a buscar auxílio em uma situação de risco.

Já 39% dos leitores consideram a denúncia correta. Para esses leitores, como, exceto em alguns casos, o aborto é considerado crime no Brasil, o médico não pode compactuar com um ato criminoso. Além disso, eles consideraram que casos de autolesão provocada devem ser notificados pelo médico.

CARNAVAL

Na enquete anterior, o jornal pediu aos leitores que escolhessem a foto mais representativa do Carnaval deste ano.

Entre cinco imagens selecionadas pela Folha, a vencedora foi a de um casal se beijando sob a chuva durante a passagem do bloco Bregs Nice pela Vila Madalena, em São Paulo. A foto recebeu 75% dos votos.

A segunda foto mais votada foi a do desfile de um carro alegórico da Portela, com 16% dos votos.

Em terceiro, ficaram empatadas, com 3%, as imagens do desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel, a que retrata a presença das crianças no bloco Charanga do França, em São Paulo, e a da atriz Leandra Leal à frente do Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro.


Endereço da página:

Links no texto: