Folha de S. Paulo


Coleção Folha Folclore conta a lenda da vitória-régia

O volume 9 da Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças, que chega às bancas neste domingo (15), apresenta uma história indígena.

É "A Lenda da Vitória-Régia", sobre a origem da planta que é um dos símbolos da região amazônica.

Neste livro-CD, o reconto feito por Silvia Oberg aparece nas versões escrita e narrada. Nele, a indiazinha Naiá deseja ter o mesmo destino das outras belas jovens com as quais a Lua se encontrou: virar estrela.

Toda noite ela sai à procura do corpo celeste, até que vê a imagem dele refletida num rio e se joga na água. Naiá é transformada pela Lua na flor da vitória-régia, a planta conhecida por suas folhas verdes redondas com bordas elevadas.

"Os índios criavam essas lendas para explicar a natureza", diz Oberg, que é especialista em literatura infantil e juvenil e doutora em ciência da informação pela Universidade de São Paulo.

Oberg lembra que há outras histórias criadas pelos índios. Mais três ainda sairão na coleção: "A Lenda do Guaraná" (em 26 de abril), "A Lenda da Mandioca" (28 de junho) e "Como a Noite Apareceu" (5 de julho).

No livro-CD que sai neste domingo são ensinadas a brincadeira do passa-anel, parlendas, trovas, charadas e como fazer bolinhas de sabão. O disco inclui as cantigas "Onde Está a Margarida?" e "Nesta Rua" e um jogo para "esticar" a língua.


Endereço da página:

Links no texto: