Folha de S. Paulo


Coleção Folha exibe estilo rústico de decoração

O volume 18 da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no domingo (dia 9/2), revela o estilo rústico de decoração.

Nas residências construídas de acordo com essa linguagem, predominam os espaços vintage de formas sinuosas, os cômodos cheios de luz natural e o uso de madeira natural ou modelada.

Undine Prohl
Ambiente reúne materiais rústicos a cores vibrantes
Ambiente reúne materiais rústicos a cores vibrantes

Os enfeites são poucos e, geralmente, de formas geométricas e coloridos. A palavra minimalismo aplica-se com propriedade.

Cinco projetos do livro da coleção destacam residências de interiores acolhedores, nas quais o tom é dado pela madeira, pela pedra e por lareiras. É o caso de casa de praia em Venice, na Califórnia, em que a lareira foi revestida de metal escuro, tratado como um origami.

Sofás confortáveis de design contemporâneo escandinavo ou antigo –como poltronas bergère e espreguiçadeiras francesas– e cadeiras de balanço também marcam presença em salas rústicas.

A madeira curva –técnica muito experimentada pelo finlandês Alvar Aalto, grande nome do modernismo mundial– aparece constantemente em ambientes rústicos. É o caso de uma casa em Connecticut, EUA, e de um chalé na Itália, ambos apresentados no livro da coleção.

Veja como adquirir a coleção

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos –incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção– são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: