Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz o clássico Pinóquio para crianças

As escolhas de Pinóquio estão no terceiro livro-CD da "Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças", que vai às bancas neste domingo (2).

Pinóquio é o famoso boneco de madeira esculpido pelo carpinteiro solitário Gepeto para que lhe fizesse companhia.

Veja como adquirir a coleção

Com a ajuda de uma fada, o boneco ganha vida, mas, para poder virar um menino de verdade, de carne e osso, precisará andar na linha.

Reprodução
Reprodução de página do terceiro volume da Coleção Folha, que traz a história de Pinóquio
Reprodução de página do terceiro volume da Coleção Folha, que traz a história de Pinóquio

E o caminho nem sempre é reto. Pinóquio mata aulas para ir ao teatro, vai ao país dos brinquedos sem pedir permissão ao pai, é ganancioso e, por isso, acaba enganado pela raposa e pelo gato.

As decisões erradas do pequeno são as mesmas que podem ser tomadas por qualquer criança.

E é aí que mora o valor educativo do conto clássico.

Se, na história, o boneco sofre com o crescimento do nariz por causa das mentiras que conta e com as orelhas de burro que lhe surgem em função de uma nova peraltice, no mundo real, as crianças podem ser alertadas para as consequências de seus atos para si e para os outros.

No CD, as aventuras e desventuras do protagonista ganham emoção na voz de contadores, que falam de elementos da história, como as baleias. É no estômago de uma que Pinóquio e Gepeto quase terminam sua jornada.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

O pato feioso que só depois foi entender por que era rejeitado, o boneco de madeira que gostava de contar mentiras, a menina de sapatos vermelhos que seguia a estrada de tijolos amarelos e a de capuz que se aventurava pelo bosque são alguns dos tipos bem conhecidos que darão as caras nos 25 livros-CD da série.

As 32 páginas de cada volume contam as tramas em ilustrações caprichadas e propõem jogos e atividades para levar o aprendizado além das letras.

Nos CDs, contadores emprestam vozes e sentimentos à história do livro correspondente. Também revelam curiosidades sobre elementos da trama. É a chance de pais, cuidadores e educadores apresentarem fatos novos às crianças.

Exemplos? Dados sobre a baleia azul de "Pinóquio" –o maior animal a jamais pisar ou nadar na Terra, que humilha até os maiores dinossauros–, o Sol a quem o inseto em apuros recorre em "A Formiguinha e a Neve", e os vários tipos de casas para além daquelas que o lobo tenta derrubar pelo sopro em "Os Três Porquinhos".

A coleção inteira pode ser guardada em uma caixa, à venda na Grande São Paulo ou por telefone e internet. Com ela segue o livreto "Para Ler e Colorir", com curiosidades de alguns dos contos e fábulas e, ainda, desenhos para pintar. A diversão está completa.


Endereço da página:

Links no texto: