Folha de S. Paulo


Residências minimalistas são tema do novo volume da Coleção Folha

"Menos é mais", pregava o arquiteto Mies van der Rohe. Os exageros não são bem-vindos no estilo minimalista, tema do nono volume da Coleção Folha Design de Interiores, que chega às bancas no domingo, dia 8.

Veja como adquirir a coleção

O volume apresenta seis projetos, incluindo uma casa projetada pelo português Eduardo Souto de Moura, vencedor do prêmio Pritzker de arquitetura em 2011.

A residência, no interior da Espanha, usa com parcimônia as cores neutras, tem grandes sofás quadrados, paredes brancas, piso de madeira e armários suspensos.

Nela e nos demais projetos, não há enfeites meramente decorativos. O foco recai sobre o espaço --e não sobre o que ele contém-- e muita importância é dada à iluminação, natural ou artificial.

Reprodução
Reprodução da casa decorada com cores neutras, em Los Angeles (EUA)
Reprodução da casa decorada com cores neutras, em Los Angeles (EUA)

Nas casas apresentadas no livro, grandes janelas e portas de correr de vidro abrem-se à paisagem, que contrasta com interiores sóbrios, de formas lineares, simples, precisas e geométricas.

Os materiais, em sua maioria, são industriais ou inspirados pela inovação --resina, corian, cimento ou gesso em tons neutros. Tudo é resistente e fácil de limpar. Móveis podem até ser presos à parede para liberar o chão.

As superfícies são lustrosas: tinta brilhante para armários, metal para os eletrodomésticos, cozinhas e acessórios, vidro e cristal para mesas ou pias de banheiro, couro ou tecidos sóbrios para os estofados.

No campo das cores, predominam o preto e o branco, que, muitas vezes, aparece como a única cor. Cores que remetem à terra e à areia, como bege, ocre e marrom, também têm lugar em uma casa minimalista.

Nas construções e nos objetos minimalistas nada é supérfluo, apenas o essencial permanece. Os móveis são poucos e funcionais. A cadeira Barcelona, produzida pela Knoll International em 1929, continua a ser um símbolo do estilo.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos --incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção-- são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: