Folha de S. Paulo


Ecologia dá o tom e o estilo da casa na Coleção Folha Design de Interiores

A sustentabilidade é o mote do oitavo volume da Coleção Folha Design de Interiores, que chegou às bancas no último domingo (1º).

Veja como adquirir a coleção

No mundo da arquitetura, a preocupação com o ambiente traduz-se em materiais naturais: madeira, pedra e cerâmica, de preferência produzidos localmente.

Reprodução
Reprodução de imagem do volume 8 da Coleção Folha Design de Interiores - Ecológico
Reprodução de imagem do volume 8 da Coleção Folha Design de Interiores - Ecológico

Os objetos de decoração devem ter um ciclo de produção sustentável. Muitas vezes, eles são feitos de materiais biodegradáveis ou reciclados. Tem valor o item reutilizado, achado em caçambas ou mercados de usados.

As tendências do estilo ecológico são apresentadas em seis projetos, a começar por uma casa em Saigon, Vietnã, em que o conceito de jardim vertical é levado ao extremo: as próprias fachadas são recobertas de vasos de plantas.

A escolha cuidadosa de materiais --outro princípio da sustentabilidade-- está no projeto de um antigo celeiro inglês convertido em casa. Painéis de tiras de madeira coladas nas paredes, no piso e no teto dão homogeneidade ao ambiente com o uso de material reciclado.

Em uma construção ecológica, a água e a luz solar são bens valiosos. Daí a razão para as grandes janelas de uma casa suspensa sobre árvores, no interior da Bélgica, outro dos projetos apresentados no volume.

Editoria de Arte/Folhapress

A COLEÇÃO

São 20 volumes, a serem lançados semanalmente nas bancas. Cada livro é dedicado a um estilo de decoração.

Todos esses estilos --incluindo campestre, provençal, surrealista, minimalista, vintage, ecológico e pop, entre outros abordados na coleção-- são desmistificados por especialistas do setor, incluindo arquitetos e designers brasileiros.

Cada livro tem capa brochura, 80 páginas impressas em papel de alta qualidade e está dividido em até cinco partes.

A "Introdução" insere o leitor no universo e na história do estilo em questão.

"Objetos" apresenta aqueles que são os maiores emblemas do gênero, enquanto "Temas" resume os principais tópicos que o descrevem.

Em alguns dos volumes, grandes profissionais que ajudaram a definir o estilo são lembrados em "Os Designers e as Obras".

Por fim, são apresentados entre cinco e seis projetos, amparados por texto, numerosas fotografias, plantas baixas e croquis, que são o ponto central do volume.

Um dos exemplos do primeiro número é o projeto Quant, que transformou um antigo laboratório de Stuttgart (Alemanha) em uma casa.


Endereço da página:

Links no texto: