Folha de S. Paulo


Releitura de obra-prima de Proust é o próximo volume da Coleção Folha

Catherine Deneuve, John Malkovich, Chiara Mastroianni e Emmanuelle Béart são alguns dos intérpretes de "O Tempo Redescoberto", filme da "Coleção Folha Grandes Livros no Cinema" que vai às bancas no domingo, dia 13.

Veja aqui como adquirir a coleção

Seus personagens passeiam por salões da aristocracia do começo do século 20 e pela memória de Marcel (Marcello Mazzarella), alter ego de Marcel Proust, autor de "Em Busca do Tempo Perdido".

Os sete volumes da obra, lançados de 1913 a 1927, formam um painel da frívola aristocracia francesa abalada pela Primeira Guerra --meio em que Proust viveu-- e se constituem um desafio à adaptação.

"É uma narrativa em episódios, mas sem episódios, porque todos acontecem ao mesmo tempo", disse o diretor Raoul Ruiz em entrevista.

Ele concentrou-se no último volume e filmou uma sucessão de cenas que voam no espaço e no tempo. Alguns gatilhos --como o gosto do chá com bolinhos-- desencadeiam o retorno de Marcel ao passado.

O recurso respeita o romance, em que a cronologia não importa. Fatos distantes podem até ser simultâneos, já que é assim que são resgatados pela memória.

"Quando lemos Proust, logo caímos sob seu encanto. Não nos perguntamos do que ele fala, mas o lemos, seguimos uma música", disse Ruiz, reconhecido pela adaptação. No seu lançamento, em 1999, o filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes.

Divulgação
Catherine Deneuve e Marcello Mazzarella em cena de
Catherine Deneuve e Marcello Mazzarella em cena de "O Tempo Redescoberto (1999)", baseado na obra de Marcel Proust

Endereço da página:

Links no texto: