Folha de S. Paulo


Coleção Folha traz show de Tom Jobim e Gal Costa de 1986

O disco "Rio Revisited" está no volume dez da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas no próximo domingo, dia 9.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

Gravado ao vivo no Wiltern Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos, em dezembro de 1986, o disco saiu naquele país em 1987. Só seria lançado no Brasil em 1992.

A baiana Gal Costa fez participação especial no show. Ela --que ganha um breve perfil no livro da Coleção escrito pelo jornalista Lauro Lisboa Garcia, especializado em música popular-- empresta sua voz às canções "Dindi", "Wave" e "Corcovado".

Além da cantora, Tom foi acompanhado pela Banda Nova, grupo formado em 1984 e do qual faziam parte, entre outros, Danilo Caymmi (flautas e voz), Paulo Braga (bateria), Paulo Jobim (guitarra e voz), Tião Neto (baixo) e Jacques Morelenbaum (violoncelo), além de um coro de vozes femininas.

O repertório do show concentrou-se em clássicos conhecidos do público americano, especialmente rearranjados por Paulo Jobim e Jacques Morelenbaum para a ocasião.

As canções eram apresentadas ora em versões bilíngues --como é o caso de "Desafinado", "Dindi" e "Samba do Soho"--, ora inteiramente em inglês --"Wave", "Two Kites" e "Waters of March".

Esta última aliás, versão do megasucesso "Águas de Março", foi traduzida ao inglês pelo próprio Jobim, que cuidou de manter o tom enérgico da canção e de adaptar a letra a palavras conhecidas dos moradores do hemisfério Norte.

O disco traz também "One Note Samba" --executada com a letra em português, de "Samba de uma Nota Só"-- e "Corcovado", dois temas que projetaram Jobim ao sucesso nos EUA na década de 1960. Há, ainda, espaço para "Chega de Saudade", na voz de Gal.

Ana Ottoni - 8.dez.94/France Presse
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro
O cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: