Folha de S. Paulo


Documentário "Walachai", sobre comunidade alemã, tem sessão gratuita no dia 20

A Folha e o Cine Livraria Cultura promovem nesta segunda-feira (20), às 20h, sessão gratuita do documentário "Walachai". Após a exibição do filme, haverá debate com a diretora Rejane Zilles.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

A distribuição gratuita dos ingressos, sujeita à lotação da sala, começará uma hora antes no local do evento.

"WALACHAI"

Com uma longa carreira em festivais, como o de Gramado, e mostras, como a de São Paulo, "Walachai" conta a história da comunidade de mesmo localizada próximo a Porto Alegre (RS).

Os moradores do vilarejo, descendentes de imigrantes alemães, resistem à passagem do tempo e mantém as raízes culturais e o idioma de seus pais --um dialeto da região do Hunsrück já perdido até mesmo na Alemanha.

Muitos sequer falam português, apesar de estarem a apenas 70 km de distância da capital gaúcha. Ainda assim, se consideram 100% brasileiros.

O documentário parte da experiência pessoal da atriz e diretora Rejane Zilles, que nasceu na região e vivenciou o isolamento cultural, só começando a aprender o português aos sete anos.

Hoje morando no Rio de Janeiro, Rejane volta para resgatar a história do vilarejo, cujo nome já diz muito sobre sua natureza: em alemão antigo, Walachai significa "lugar longínquo, perdido no tempo".

Para contar a história desse lugar curioso e peculiar, Rejane reuniu mais de 40 horas de depoimentos com os moradores, selecionados em quase uma hora e meia de documentário. "Walachai é um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros", afirma a diretora.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: