Folha de S. Paulo


Documentário "Raça" tem pré-estreia gratuita nesta quinta

A Folha e o Cine Livraria Cultura promovem nesta quinta-feira (9), às 20h, a pré-estreia gratuita do documentário "Raça - um Filme Sobre Igualdade". Após a sessão, haverá debate com os diretores, Joel Zito Araújo e Megan Mylan. A exibição faz parte do projeto Folha Documenta.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

A distribuição gratuita dos ingressos, sujeita à lotação da sala, começará uma hora antes no local do evento.

"RAÇA - UM FILME SOBRE IGUALDADE"

O documentário retrata o enfrentamento da desigualdade racial no Brasil sob a perspectiva de três ativistas afro-brasileiros: Paulo Paim, único negro senador da República, Miúda dos Santos, quilombola e neta de escravos e Netinho de Paula, cantor, apresentador de TV e vereador reeleito em São Paulo.

Com o enfoque na atuação dos três personagens e três diferentes regiões do país --Brasília, São Paulo e Espírito Santo--, os diretores da trama se preocuparam em expor o tema de forma ampla, por meio de histórias que contemplassem a diversidade de renda e gênero no universo específico da população negra brasileira.

Joel Zito Araújo há vinte anos produz documentários e filmes de ficção sobre temas sociais relevantes para o país, especialmente ligados à população brasileira. Megan Mylan, documentarista norte-americana, já recebeu prêmios como o Academy Award, Independent Spirit e Guggenheim. Produziu e dirigiu o filme "Smile Pinki", ganhador do Oscar de 2008. O interesse

O documentário estreia em circuito nacional no dia 17 de maio --em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Numa parceria inédita, os diretores de "Raça" doarão a renda obtida pela bilheteria do filme ao Fundo Baobá, entidade voltada à promoção da equidade racial da população negra brasileira e ao apoio a projetos nessa área.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: