Folha de S. Paulo


Coleção Tom Jobim mostra encontro do jazz com a bossa nova em "Getz/Gilberto"

"Getz/Gilberto", álbum gravado em dois dias em março de 1963, em Nova York, está no volume seis da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim, que chega às bancas no próximo domingo, dia 12.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

O disco reúne uma turma boa: o cantor e violonista João Gilberto, o saxofonista Stan Getz e a cantora Astrud Gilberto, além do piano de Jobim. Ele também é responsável por seis das canções, incluindo "The Girl from Ipanema".

Além dela, também estão no disco "Desafinado", "Corcovado", "Só Danço Samba", "O Grande Amor" e "Vivo Sonhando", composições de Jobim com vários letristas.

O livro da Coleção, escrito pelo jornalista Carlos Calado, situa o álbum na carreira de Jobim e na evolução da própria bossa nova como movimento musical mundial.

O autor analisa, por exemplo, fatos que antecederam ao show "Bossa Nova (New Brazilian Jazz)", em 21 de novembro de 1962, no Carnegie Hall, de Nova York. É lembrada, por exemplo, a turnê "American Jazz Festival", de músicos norte-americanos pelo Brasil, em julho de 1961.

Depois do famoso show de Nova York, Jobim ficou nos Estados Unidos, onde a bossa nova ganhava destaque por causa do sucesso de "Desafinado", gravada por Stan Getz --que ganha um perfil no livro-- e do filme "Orfeu Negro", de Marcel Camus, baseado na peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius de Moraes.

Lançado em 1964, "Getz/Gilberto" chegou ao segundo lugar da parada pop dos Estados Unidos --atrás apenas de "A Hard Day's Night", dos Beatles. Passou 96 semanas na lista dos mais vendidos.

O carro-chefe do disco, "The Girl from Ipanema", cantado só por Astrud Gilberto, foi número dois na lista de compactos mais vendidos, atrás, outra vez, dos Beatles, com "Yesterday".

Sergio Tomisaki-05.nov.85/Folhapress

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: