Folha de S. Paulo


'Passarim', disco de 1987 de Tom Jobim, vai às bancas no domingo

O quarto volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim chega às bancas neste domingo, dia 28, e marca um ponto curioso na carreira do músico.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

Originalmente, o álbum "Passarim" foi lançado em 1987, época em que Jobim já era mais do que reconhecido por seus méritos e realizações musicais. Mesmo assim, foi o primeiro a conferir ao músico um disco de ouro no Brasil, que, à época, premiava vendas superiores a 100 mil cópias.

Além do fato de estar repleto de faixas solares --interpretadas com a Banda Nova, que incluía membros das famílias Jobim, Caymmi e Morelenbaum--, parte do sucesso talvez deva ser atribuído às faixas que haviam estado em minisséries de sucesso da Globo.

Nessa categoria, enquadram-se "Passarim" --versão em inglês do tema de abertura de "O Tempo e o Vento", baseada na obra de Erico Verissimo-- e "Looks like December", bolero de abertura de "Anos Dourados", que volta a ser exibida no canal Viva a partir de segunda-feira (29).

O bolero foi composto com Chico Buarque e traduzido para o inglês pelo próprio Jobim, ciente do efeito devastador que algumas traduções haviam feito a canções suas.

Além dessas, o disco também inclui "Bebel", até então inédita, a ecológica "Borzeguim" e "Fascinatin' Rhythm", dos irmãos Gershwin.

A exaltação à fauna e flora do país volta em "Brasil Nativo", de Danilo Caymmi e Paulo César Pinheiro. "Gabiroba, gameleira, guariroba, gravatá/ Tambatajá, ouricuri e juremá/ Xingu, Jari, Madeira e Juruá", diz a letra.

O violoncelista e arranjador Jaques Morelenbaum --que ganha um perfil no livro da Coleção, escrito pelo jornalista Antônio Carlos Miguel-- e Paulo Jobim, filho de Tom, produziram o disco.

Ana Ottoni - 8.dez.94/France Presse
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: