Folha de S. Paulo


Filme de Eduardo Escorel sobre Paulo Moura tem sessão grátis na terça

A Folha e o Cine Livraria Cultura promovem na terça-feira (23), às 20h, uma sessão gratuita do filme "Paulo Moura - Alma Brasileira", do diretor Eduardo Escorel . O documentário narra, em tom emotivo, a trajetória do compositor, clarinetista e saxofonista Paulo Moura (1932-2010).

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

Após a apresentação, haverá um debate com o diretor do longa, a cineasta Lina Chamei e o crítico Zuza Homem de Mello. A distribuição dos ingressos, sujeita à lotação da sala, começará às 19h, no local. Após a exibição, haverá um debate com a diretora e com o diretor de políticas públicas do Greenpeace Brasil, Sérgio Leitão.

"PAULO MOURA: ALMA BRASILEIRA"

O filme traz registros de apresentações de Moura, considerado um dos principais representantes da música instrumental brasileira, acompanhadas de depoimentos de admiradores, amigos e do compositor, que surge como o "apresentador" de sua própria carreira.

Em mais de quatro décadas de carreira, Paulo Moura foi inspiração para artistas de jazz, samba e choro e tocou com nomes como Ary Barroso, Tom Jobim, Maysa, Elis Regina e João Gilberto.

Inicialmente, Escorel havia sido convidado pelo músico e por sua mulher para a produção de um DVD. O projeto evoluiu para um documentário sobre e com Moura, mas em 2010 acabou se tornando um tributo musical, quando o músico descobriu que estava doente.

No filme, Eduardo Escorel também fala das dificuldades que teve para finalizar o documentário devido ao que ele chamou de "poderes mesquinhos" --o cineasta não conseguiu autorização para o uso de determinadas imagens, além de um vídeo que ele mesmo gravou registrando a última apresentação de Moura, já no hospital, onde lutava contra um câncer linfático.

Veja o trailer


Endereço da página:

Links no texto: