Folha de S. Paulo


Coleção traz o primeiro disco de ouro de Tom Jobim no próximo domingo

Um álbum de 1987, ano no qual Tom Jobim completou 60 anos de idade, está no volume da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim que chega às bancas no próximo domingo, dia 28.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

"Passarim" registrou novas composições --de Tom Jobim e outros--, interpretadas por ele e pela Banda Nova. A produção ficou a cargo de Jaques Morelenbaum --violoncelista que ganha um perfil no livro da Coleção, escrito pelo jornalista Antônio Carlos Miguel-- e por Paulo Jobim, violonista.

Trata-se de um álbum solar e feliz, gravado no Rio de Janeiro entre novembro de 1986 e março de 1987, com a chamada Banda Nova.

A alcunha abrange uma reunião de famílias que começou a se formar alguns anos antes, em fins de 1983, para uma apresentação na Áustria.

Além do contrabaixista Tião Neto, do baterista Paulo Braga e da cantora Maúcha Adnet, a Banda Nova juntava membros das famílias Jobim (a mulher Ana, os filhos Paulo e Beth), Caymmi (Danilo, flautista, e sua mulher Simone) e Morelenbaum (Jaques e a cantora Paula).

No repertório do disco estão "Passarim" --versão em inglês do tema de abertura de "O Tempo e o Vento, série da TV Globo baseada na obra de Erico Verissimo--, a inédita "Bebel", a ecológica "Borzeguim" e "Fascinatin' Rhythm", dos irmãos Gershwin.

"Looks like December", bolero de abertura da série global "Anos Dourados", composto com Chico Buarque, foi traduzido para o inglês pelo próprio Jobim.

O tom ufanista volta em "Brasil Nativo", composição de Danilo Caymmi e Paulo César Pinheiro.

O bom clima das gravações refletiu nas vendas: "Passarim" deu a Tom seu primeiro disco de ouro no Brasil, à época concedido para vendas superiores a 100 mil cópias.

Ana Ottoni - 8.dez.94/France Presse
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro
Cantor e compositor Tom Jobim, em sua casa no Rio de Janeiro

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: